22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2022, 16:45 - A | A

Sexta-feira, 07 de Janeiro de 2022, 16h:45 - A | A

SUS É ÚNICO - SÓ QUE NÃO EM CUIABÁ

Moradores de VG que trabalham em Cuiabá não são atendidos em unidades de saúde da Capital

As jovens foram orientadas no trabalho a passar pelo teste de Covid-19, pois três funcionários testaram positivo para doença

Gislaine Morais/VGN

Dois Postos de Saúde de Cuiabá recusaram atendimento a duas moradoras de Várzea Grande, embora ambas trabalhem em Cuiabá. Recentemente, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que o SUS é único — e as unidades de saúde da Capital atendem todos que procuram. Porém, não foi isso que as moradoras do município vizinho relataram à reportagem do .

Segundo elas, mesmo passando mal, tiveram que atravessar a ponte e procurar a Unidade de Pronto Atendimento do (UPA) do Ipase para serem atendidas. Uma delas, inclusive testou positivo para Covid-19.

Daniele, moradora do bairro Canelas, contou, que ela e sua colega, chegaram pela manhã desta sexta-feira (07.01) para trabalhar sendo comunicadas que mais três funcionárias haviam testado positivo para Covid-19, e o responsável da empresa orientou para procurassem uma unidade de saúde para e fazer o teste.

“Procuramos o Posto de Saúde do bairro Cidade Alta. Lá, a servidora pediu para que nós procurássemos a unidade de saúde de bairro Dom Aquino, pois ali só seriam atendidos pacientes da Capital. Já no Centro de Saúde Ana Poupina, uma funcionária disse que no período da manhã só 20 pessoas eram atendidas e já estavam esgotados os atendimentos”.

Diante das negativas nos postos de Cuiabá, as jovens vieram para UPA Ipase, esperaram cerca de duas horas para serem atendidas – fizeram o teste de Covid e uma delas testou positivo.

Segundo Daniele, elas procuraram a UPA do Ipase porque os colegas foram atendidos na UPA e elogiaram o serviço. “Procuramos a UPA Ipase, pois teríamos que passar pelo teste, e como não conseguimos em Cuiabá, decidimos vim para Várzea Grande e chegando aqui demoraram duas horas, mas fomos atendidas e bem atendidas”, declarou.

A reportagem do acompanhou o atendimento, e Estefani testou positivo para o vírus, foi notificado o caso e ela encaminhada novamente para atendimento médico. Daniele testou negativo e voltou para o trabalho.

Outro lado — A reportagem do entrou em contato com a assessoria da Saúde de Cuiabá, e em nota informaram que: A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

— Conforme protocolo do Ministério da Saúde, as unidades básicas de saúde (UBSs) trabalham com o conceito de área de abrangência, ou seja, atendendo os moradores dos bairros no seu entorno, garantindo a promoção da saúde e prevenção de doenças, por meio do acompanhamento de rotina dos pacientes.

— Dessa forma, a orientação da SMS é que para buscar consultas de rotina ou atendimento para casos leves de doenças, os usuários sempre procurem a UBS mais próxima de sua casa e mantenham o cartão SUS com os dados cadastrais atualizados.

— No entanto, caso um paciente que não é morador da região busque atendimento, a equipe deve avaliar e oferecer o primeiro acolhimento e, posteriormente, referenciando o paciente para a unidade mais adequada.

Leia também 

Janaina está com Covid pela 2ª vez: “A vacina me ajudou muito”

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760