30 de Setembro de 2024
30 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 10:36 - A | A

Terça-feira, 06 de Abril de 2021, 10h:36 - A | A

ISOLAMENTO SOCIAL

Moradores com Covid-19 serão identificados por pulseiras em MT: descumprimento gerará multa

Os moradores no período de quarentena deverão ficar isolados em suas residências sob pena de multa

Gislaine Morais/VG Notícias

 

Reprodução

VG Notícias; VGN; pulseiras vermelhas; isolamento; Covid-19; Apiacás

 

O prefeito de Apiacás (a 690 km de Cuiabá), Júlio Cesar dos Santos (MDB) sancionou a Lei nº 1.202/2021, que obriga pacientes examinados por profissionais da saúde, que apresentarem sintomas da Covid-19, a usarem uma pulseira na cor vermelha fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde, para serem identificados pela população.

De acordo com a publicação que circula na manhã desta terça-feira (06.04), no período de quarentena, a pessoa isolada não poderá deixar a sua residência ou hospedagem, devendo permanecer em isolamento social, evitando o contato com os demais.

“As pessoas em quarentena somente deverão abandonar o isolamento em caso de necessidade médica ou quando devidamente autorizadas a circular pela autoridade sanitária”, diz trecho.

As pulseiras serão colocadas por profissionais de saúde nas Unidades Pública de Saúde, clinicas e laboratórios particulares onde os exames estão sendo realizados, e só poderão ser retiradas por profissionais da saúde, quando a suspeita do contágio da Covid-19 for descartada. A violação voluntária das pulseiras acarretará em sanções administrativas, civil e criminal.

Já em caso de rompimento involuntário deverá ser comunicado imediatamente a unidade de saúde, para que se possa promover a recolocação de uma nova pulseira. Os profissionais responsáveis promoverão visitas ou ligações de forma esporádica, a fim de verificar o uso da pulseira.

Leia mais

Gilberto se diz surpreso por Mato Grosso do Sul receber mais doses de vacina para Forças de Segurança do que MT

População de VG aglomera em frente ao Fiotão em busca da imunização contra Covid-19

Prefeito intensifica fiscalização, faz rodízio de servidores e aumenta número de ônibus coletivos

Também serão impostas medidas mais severas para aquelas pessoas que estiverem fazendo o uso da pulseira e forem flagradas transitando em via pública, no interior de estabelecimentos comerciais ou participando de aglomerações em festas particulares. Elas serão multadas e conduzidas imediatamente para sua residência pelos agentes de fiscalização, os quais poderão fazer o uso da força policial em caso de resistência.

Na hipótese de recusa em assinar o auto de infração, este será assinado por uma testemunha. O infrator poderá ser penalizado com as seguintes multas, R$ 500,00 na primeira ação, R$ 1 mil para hipótese de reincidência, e em seguida comunicação ao Ministério Público do Estado (MPE) para promover ação penal prevista no artigo 268 do Código Penal.

 
 
 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760