02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 17:30 - A | A

Quinta-feira, 16 de Maio de 2019, 17h:30 - A | A

Inauguração

Morada do Ouro II ganha Parque da Nascente

Redação/VG Notícias

VG Notícias

 

Na próxima quinta-feira (16.05), a Associação de Moradores com o apoio do Ministério Público, Universidade Federal de Mato Grosso, Águas Cuiabá e Prefeitura de Cuiabá, inauguram o Parque da Nascente, no bairro Morada do Ouro II. Com extensão de aproximadamente 30 mil metros quadrados, quase dois hectares, a área verde foi doada pela Cooperativa Habitacional e Condominial Autônoma (Coaut) à Prefeitura.

De acordo com o presidente do bairro e da Coaut, Jaime Osmar Rodrigues, o projeto do parque estava parado desde 2010 - e só agora foi encampado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) junto com o Ministério Público.
Morador do bairro há 13 anos, Jaime conta que o bairro surgiu através da Cooperativa e fala como foi eleito o presidente do bairro.

“Adquiri uma casa aqui em 2007, e logo em seguida teve uma eleição para presidente de bairro, e eu concorri e ganhei a eleição. Como presidente fui buscar junto ao Poder Público regularizar as escrituras e resolver os problemas do bairro e da Coaut”, conta.

O presidente ressalta ainda, que quando assumiu a presidência do bairro, sempre lutou para conseguir um espaço para uma praça, uma creche ou uma escola, pois no bairro não tinha nada disso.

Conforme Rodrigues, o espaço era uma área verde com uma nascente, então foi preciso analisar para saber se a água era potável e aproveitável. “Fomos até Universidade Federal de Mato de Mato Grosso (UFMT) e pedimos para que viessem fazer análise da água que tinha ali. A água é uma água potável, e da para aproveitar. Aí junto com o Ministério Público, com o doutor Gerson e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi idealizada esse parque”.

O parque conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço para pets e uma grande passarela de madeira. Segundo ele, toda madeira usada no Parque foi doada pelo Poder Judiciário e as palmeiras também foram doadas para serem plantadas ao redor do Parque.

Coaut - Apesar do grande desafio, Jaime também assumiu a presidência da Coaut, em maio de 2008, quando a cooperativa estava quase com as portas fechadas.

Ele fala que na época, a cooperativa tinha mais de 200 processos, mas que hoje já foram resolvidos 80% deles.

O presidente lembra, que na época contou com o apoio do então governador Blairo Maggi e com alguns colegas do judiciário para regularizar as escrituras dos imóveis.

“Blairo se propôs regularizar todos os imóveis do bairro, isso foi em dezembro de 2010. E esse bairro foi criado em 10 de outubro de 1994, e até então tinham várias casas e pessoas morando sem documentos. Tinham mais de 200 cooperados da Coaut que também tinham pago os imóveis e não tinham recebido. Então foi um trabalho conjunto”, disse o presidente.

“Esse trabalho foi tipo formiguinha, onde juntamos todas as forças e tocando para frente. Nunca foi com facilidade, sempre com muita dificuldade, bloqueio nas contas, e até ameaça de morte nós sofremos”, lembra o presidente.

Sobre as ameaças, Jaime explica que a cooperativa fez uma parceria com o Governo do Estado, e que este iria fazer a infraestrutura e a cooperativa iria receber dos cooperados o valor da construção do imóvel. “A pessoa comprava o imóvel ou o terreno (era um valor acessível) e aí quando ele quitava em um prazo de 120 meses era para ele receber o imóvel, só que aí ia passando tempo e não eram entregues”.

“Hoje na Morada do Ouro II temos em torno de 10 a 15 mil pessoas. O bairro está crescendo e agora depois dessa praça, pretendemos buscar uma creche ou até mesmo uma escola”, revela.

De acordo com Rodrigues, antes, a área era utilizada como depósito de lixo, cachorro morto e até esconderijo para bandidos. “Pessoas vinham de outros bairros com caminhão e chegavam a jogar na beira da estrada. E o espaço também era utilizado como esconderijo de ladrão e assaltante, e até mesmo usado por estupradores”.

Jaime Osmar finaliza pedindo que os moradores da região zelem pelo novo espaço de lazer. “Iremos chamar a população para ajudar a preservar e manter a limpeza e conservação. É um patrimônio dos moradores da Morada do Ouro II e de toda região”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760