23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024, 17:03 - A | A

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024, 17h:03 - A | A

ATITUDE

Menor município de MT irá receber visita do presidente do TCE para discutir desigualdades regionais

A reunião ocorrerá em Araguainha, menor município do Estado, na quinta-feira (18.01)

Edina Araújo/VGN

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, discutirá estratégias para minimizar as desigualdades regionais entre os municípios do Estado durante o evento 'TCE em Movimento - Sustentabilidade e Desenvolvimento'. A reunião ocorrerá em Araguainha, menor município do Estado, na quinta-feira (18.01), às 9h, e reunirá representantes de sete municípios da região.

O presidente enfatiza a prioridade destes temas, ressaltando que, segundo o último Censo Demográfico, 51 cidades em Mato Grosso registraram declínio populacional nos últimos anos. “As pequenas cidades não podem desaparecer. Priorizo, inicialmente, localidades como Araguainha, que urgentemente necessitam do suporte do poder público para, assim como as demais, prosperarem autonomamente, beneficiando a coletividade”, afirma Sérgio Ricardo.

Conforme dados de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Araguainha possui cerca de mil habitantes, o menor número no Estado. “Em 2010, eram 1.400 habitantes; hoje, pouco mais de 900. Com 350 moradores inscritos no Bolsa Família, medidas urgentes se fazem necessárias”, relata Sérgio Ricardo.

O evento também contará com a participação de gestores de Alto Araguaia, Torixoréu, Ribeirãozinho, Ponte Branca, Alto Garças, Alto Taquari e Guiratinga, os quais terão a oportunidade de discutir as necessidades locais e as razões para a redução demográfica.

Valter Albano, presidente da Comissão Central do Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios de Mato Grosso do TCE-MT, destaca a abordagem inovadora do programa em favor do desenvolvimento local. “Visamos mobilizar recursos latentes na região, otimizar a gestão dos recursos públicos e adequar projetos às realidades locais. Nosso objetivo é fomentar a renda, promover a expansão da cidadania e construir um futuro mais inclusivo e sustentável”, explica.

O encontro, que também terá representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa (ALMT), incluirá a presença de profissionais do Sebrae, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A programação contemplará uma visita ao Domo de Araguainha, a maior cratera de impacto meteorítico do Brasil, e à horta municipal. Haverá também uma avaliação das condições de saneamento básico na região. Sérgio Ricardo já havia anunciado que, entre suas primeiras iniciativas em 2024, estaria a visita aos dez municípios mais carentes do Estado. “Essas visitas visam prevenir a perda de municípios em Mato Grosso, onde 35 cidades arriscam se tornarem distritos, incapazes de arrecadar o necessário para cobrir suas despesas”, conclui. (Com assessoria do TCE/MT).

Leia tambémMais de 1300 candidatos não prestaram contas em MT; especialista em direito eleitoral alerta

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760