O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) assinou uma carta na noite dessa quinta-feira (12.03), solicitando reforço ao Governo Federal para medidas de prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19). A carta conjunta foi assinada por mais sete governadores/vice-governadores dos Estados que compõem a Amazônia Legal.
De acordo com o governador, o Estado tem tomado e vai continuar tomando todas as medidas necessárias, e seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, para prevenção da doença que tem se espalhado pelos países.
Segundo ele, nenhum caso suspeito em Mato Grosso foi confirmado, mas ele alerta que é necessário agir de forma preventiva.
Este é o primeiro bloco de governadores a se reunir para traçar ações conjuntas para conter o contágio da doença. Até o momento, nenhum caso de Coronavírus foi registrado nos demais Estados do consórcio: Pará, Amapá, Maranhão, Roraima, Tocantins, Amazonas e Acre.
“Ante o cenário de emergência sanitária, manifestamos nossa preocupação com o advento do coronavírus, com suas potenciais consequências para a saúde da população”, diz trecho do documento.
No documento, foi requisitado à União o imediato aporte de recursos para custear as ações emergenciais referentes ao avanço do vírus, além da “habilitação e imediata instalação adicional de 1.000 leitos de UTI para reforço da rede de cuidados intensivos” para estes Estados. (com informações da Secom)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).