O governador Mauro Mendes (DEM), durante encontro com governadores da Amazônia Legal, cobrou do Governo Federal a ajuda do exército no combate às queimadas que atingem Mato Grosso. A reunião ocorreu na manhã de hoje (02.09), no Pará.
De acordo com Mendes, o Estado não recebeu até hoje cedo, a ajuda combinada na reunião da semana passada, entre os governadores e o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ainda nesta manhã, a autorização por parte do Ministério da Defesa não havia sido encaminhada à 13ª Brigada.
De acordo com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, que também esteve presente no encontro, o Comando Militar do Norte de Belém (PA) já está autorizado a apoiar as operações iniciais na região norte do Estado.
Em reunião, o governador apresentou as ações que estão em andamento em relação ao combate das queimadas em Mato Grosso. Segundo ele, somente nas duas últimas semanas houve a aplicação de cerca de R$ 100 milhões em multas, prisão de oito pessoas e apreensão de dezenas de equipamentos. Além disso, ele exibiu o decreto que suspende temporariamente as autorizações de desmatamento, mesmo que legalizadas, até o fim de novembro; bem como a prorrogação do período proibitivo de queimadas.
Mendes disse ainda que pretende utilizar o Sistema Planet, financiado com o dinheiro de organismos internacionais para acabar com a impunidade. Conforme ele, com o monitoramento das florestas em tempo real oferecido por esse sistema, será possível prevenir que o desmatamento ilegal seja realizado em grandes áreas.
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que também participou do encontro, garantiu que em todas as regiões onde houver necessidade da ação conjunta entre Governo Federal e Estadual será feita, tanto em questões climáticas, quanto em estruturais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).