O médico infectologista Abdon Salam Khaled Karhawl reforçou na noite dessa quarta-feira (18.03), o pedido para que as pessoas não façam aglomerações para conter a disseminação do coronavirus - COVID-19, em Mato Grosso. “O mais importante que as pessoas precisam entender, é que as aglomerações de pessoas tem que diminuir”, alertou o especialista.
Atuando como colaborador do Gabinete de Situação, na força tarefa do governador Mauro Mendes (DEM), Abdon Salam destacou que as crianças dispensadas das aulas estaduais, municipais e da rede particular precisam ficar em casa. Segundo ele, embora a contaminação das crianças seja muito baixa no cenário mundial, nada impede que possam contrair o vírus e contaminar outras pessoas.
“É para ficar em casa, não é para ir ao parque juntar com dez crianças e brincar. Saiu da escola para não aglomerar, não é para aglomerar na rua. As aulas não foram suspensas para ficar brincando com 20 pessoas na sala, não é isso”, pontuou.
Outro alerta enfatizado foi à vulnerabilidade dos idosos, nesse caso, Abdon Salam recomentou que evitem sair de casa: “As pessoas mais idosas tenta não sair, se for sair vá a lugares limitados com poucas pessoas. Ficar restrito. Temos que esperar passar essa fase pior da contaminação.”
Sobre a correria da população para adquirir máscaras, álcool em gel, entre outros produtos, o especialista recomendou lavar as mãos como um método eficaz. “O álcool em gel é importante, é uma medida adequada, mas se não tiver álcool em gel, a falta de álcool em gel não vai mudar o cenário de risco, se vocês fizerem a higiene adequada e lavar com água e sabão vai ajudar. Então não fiquem desesperados por causa disso”,
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).