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Cidades Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023, 14:22 - A | A

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crescimento

Mato Grosso melhora índice da Educação; "meta é estar entre as 10 melhores do país"

O secretário de Educação, Alan Porto apresentou os índices de aprendizagem do Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

A Educação de Mato Grosso saiu da 19ª colocação, em 2021, para a 18ª, em 2022, no IPEA - Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem,  conforme informou o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, ao apresentar os índices de aprendizagem do Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, em coletiva à imprensa nesta quinta (19.01). A meta é estar na 10ª posição, nos próximos quatro anos.

Conforme o secretário, se a Educação estadual mantiver a linha de crescimento, chegará entre as 10 melhores do país. “Crescemos de 23º e fomos para 19º, resultado de 2021, em 2022 crescemos 18.9 %, se a gente manter essa linha de crescimento vamos chegar próximo as 10 melhores. Os outros Estados também estão trabalhando, estão investindo, estão melhorando a sua rede, então, a gente tem o desafio de crescer e depois se manter nisso. Lembrando que a meta, é estar entre as 10 melhores Educação, nos próximos quatro anos de gestão”, disse Porto. Veja no final da matéria as avaliações apresentadas.

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Temos escolas de Mato Grosso que tem Ideb de mais de 7, como temos escolas também que vai ter o Ideb de 4.5, 4.8.

Questionado sobre a reprovação referente primeiro ano, terceiro, quarto, sexto, sétimo e nono, Alan explicou que muitas crianças tiveram problemas no processo de aprendizagem, e em razão disso, foram trabalhadas avaliações por ciclo e não com índices de reprovação, segundo ele, para evitar a evasão escolar e oportunizar a recomposição da aprendizagem.

“O que acontece: aquele aluno que entrou na pré-alfabetização, que não foi alfabetizada no primeiro aninho, ela vai chegar no segundo aninho. Então, no segundo aninho ela ainda pode ter algumas deficiências no seu processo de alfabetização. Então, no terceiro ano – por isso a gente fala de recompor a aprendizagem, por isso a gente fala do laboratório de aprendizagem – porque cada criança aprende de uma forma, cada um tem uma fase cognitiva diferente. Então, se fossemos reprovar por reprovar teríamos problema de evasão escolar”, declarou.

Como medida para recuperar a aprendizagem, Alan Porto afirmou que por meio das avaliações individuais serão identificadas as dificuldades dos estudantes e utilizadas materiais complementares, focadas em matemática, português e para fortalecer o processo de aprendizagem. “E ainda o laboratório que visa nivelar o estudante. Aqueles que não estão tão bem, chegar próximo dos estudantes que estão melhores, então, vamos atacar as habilidades que ele não está tão bem e tratar disso reforço escolar”, disse.

EDUCAÇÃO - O IPEA–MT avaliou o Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano. Em todas as séries, o resultado foi positivo, proporcionando um cenário ainda mais decisivo para o cumprimento das metas definidas no programa Educação 10 Anos. Essa avaliação faz parte do contrato do Sistema Estruturado de Ensino entre o Governo do Estado, por meio da Seduc-MT, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). As avaliações processuais acontecem a cada bimestre e, ao final do período letivo, é feita a avaliação para aferir a evolução da aprendizagem por meio das provas realizadas pelos estudantes durante o ano. Essa, é a primeira edição anual do IPEA-MT.

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