Mais de um ano e meio de gestão e o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) ainda não tirou do papel uma de suas bandeiras de campanha eleitoral de 2012, a implantação do passe livre para os estudantes no município. Na época, para vencer as eleições, ele prometeu que o passe livre seria instalado no primeiro dia de gestão.
No entanto, após 20 meses de gestão do peemedebista, nada se fala referente à implantação do benefício, muito menos do estudo que a Prefeitura realizaria para viabilizar o passe livre. Ao longo desses meses, várias datas foram divulgadas pela gestão municipal e nenhuma até agora foi cumprida.
Uma das primeiras datas estimadas para a implantação foi prometida pelo próprio Walace. O peemedebista prometeu em julho de 2013, após algumas manifestações de sociedade civis organizadas do município, que o passe livre passaria a vigorar a partir de outubro passado, porém, o período passou e mais uma vez a promessa não passou de discurso.
Um mês depois, em novembro, o secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião prometeu que o sistema seria instalado nos primeiros meses deste ano, porém, nada foi feito e projeto continua esquecido na “gaveta” da Secretaria. Confira aqui matéria relacionada.
Vale destacar que no final de 2013, os vereadores do município aprovaram um orçamento de R$ 118,24 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2014, para investir na Educação, entre os gastos consta na lei a implantação do passe livre, apesar disso, nada evoluiu para que o sistema vigorasse na cidade.
Projeto Passe Livre VG – De acordo com a Secretaria de Educação do município para a implantação do passe livre no município, a Prefeitura terá que desembolsar por mês em torno R$ 230 mil para garantir o benefício. Cerca de 160 mil estudantes devem ser contemplados com o sistema.
Conforme a pasta, devido à dificuldade financeira da Prefeitura, o benefício não deve ser estendido para os alunos da rede particular de ensino, e contemplará no primeiro momento somente os alunos da rede municipal.
Outro Lado – A reportagem do VG Notícias tentou entrar em contato com o secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião, mas até o fechamento da matéria ele não atendeu e nem retornou o contato.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).