16 de Novembro de 2024
16 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 28 de Agosto de 2023, 15:30 - A | A

Segunda-feira, 28 de Agosto de 2023, 15h:30 - A | A

PAD

Investigados por aplicação incorreta de injeção em grávida, médico e enfermeira da UPA são demitidos

Em 2019, a ex-prefeita Lucimar Campos (União), após uma denúncia abriu o PAD contra o médico e enfermeira

Gislaine Morais & Edina Araújo/VGN

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), exonerou no último dia 14 de agosto, o médico H.R.D.S.S, e a enfermeira A.C.C.D.S, que estavam lotados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Rei. Eles estavam sendo investigados por supostas condutas ilícitas.  

Conforme fontes do , em 2019, a ex-prefeita Lucimar Campos (União), após uma denúncia, onde os profissionais teriam aplicado uma injeção (não informada) em uma paciente grávida, o que causou problemas para a gestante, abriu um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para averiguar a conduta dos servidores.

De acordo com os Atos n° 255 e n° 256/2023, publicado no Diário Oficial dos Municípios, o prefeito Kalil acolheu o relatório proferido pela Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos Disciplinares, e por estar de acordo com as provas dos autos, julgou que os profissionais da saúde, H.R.D.S.S e A.C.C.D.S cometeram infrações estatutárias.

Segundo a publicação, os servidores cometeram as seguintes infrações estatutárias: participar de gerência ou administração de empresa privada, de sociedade civil, ou exercer comércio, e, nessa qualidade, transacionar com o município; e utilizar pessoa ou recursos materiais em serviços, ou atividades particulares. 

Além disso, é citado o artigo 18, II do Código Penal: "considera a conduta como culposa quando o agente deu causa ao resultado por imprudência (agiu de forma precipitada, sem cuidado ou cautela), negligência (descuido ou desatenção, deixando de observar precaução normalmente adotada na situação) ou imperícia (agiu sem habilidade ou qualificação técnica)".

Fonte do informou que neste ano o médico H.R.D.S.S se envolveu em outro episódio. Ele teria sido flagrado com as “pernas” para cima e mexendo no celular, na madrugada, enquanto uma criança de 12 anos passava mal. Com especialização em pediatria, o profissional disse que não atenderia a paciente, pois ela já não era mais criança.

O apurou ainda que em maio deste ano, a enfermeira A.C.C.D.S solicitou licença para tratar de assuntos de Interesse Particular Sem Ônus, pelo período de (05/04/2023 a 05/04/2025). No entanto, segundo a Portaria n.º 544/2023, publicada no dia 12 de junho, o Superintendente de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração, determinou que a licença fosse interrompida e a enfermeira retornasse ao cargo. 

Leia também

Servidor de VG é afastado da função por 60 dias: Prefeitura abre processo administrativo

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760