Um paciente de Barra do Garças, identificado por Gerson Roberto da Silva, recebeu a doação de um rim, após um ano e meio na fila nacional de transplante. O procedimento realizado no último sábado (23.10), durou cerca de cinco horas e marca a retomada do transplante de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso.
Gerson conta que pesava 90 quilos antes da doença nos rins. Segundo ele, quando os sintomas surgiram, chegou a pesar 35 quilo e passou a fazer hemodiálise: “Recebi um milagre muito grande com o tratamento e agora com o transplante”, disse o paciente.
O transplante realizado no Hospital Santa Rosa foi mediado pela Central Estadual de Transplantes (CET) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Segundo o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o órgão foi ofertado via Central Nacional de Transplantes (CNT), sendo que o rim foi disponibilizado de outro Estado.
“Em janeiro, o Governo teve a felicidade de anunciar a retomada do transplante de rim pelo SUS em Mato Grosso, após cerca de dez anos paralisado. Agora, este procedimento marca a retomada do serviço, que foi prejudicado pela alta nos casos da Covid-19 no Brasil. As equipes do Estado não mediram esforços para que esse procedimento fosse realizado”, disse Figueiredo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).