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Cidades Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 08:00 - A | A

Domingo, 26 de Janeiro de 2020, 08h:00 - A | A

MPE investiga

HMC é alvo de investigação por suposta irregularidade no atendimento de pacientes

Sarah Mendes/VG Notícias

A Secretaria de Saúde de Cuiabá está sendo investigada pelo Ministério Público Estadual (MPE) por suposta ineficiência e irregularidade no atendimento oferecido aos pacientes do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho.

Entre as irregularidades denunciadas na ouvidoria do MPE, estão o horário em que a refeições são servidas e o não fornecimento de alimentação nos intervalos das refeições principais. Na denúncia ainda é relatado o despreparo dos profissionais de saúde que atuam na unidade hospitalar, já que supostamente houve a realização de receituários médicos errados.

Em inquérito, aberto em 17 de janeiro, o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes aponta suposto prejuízo à coletividade que necessita do serviço público de saúde. Ainda, segundo ele, tais fatos correspondem a lesão do direito fundamental à saúde.

Outro lado: A reportagem do oticias procurou a assessoria da Secretaria de Saúde que emitiu uma nota de esclarecimento. Leia na íntegra:

NOTA AO VG NOTÍCIAS

Sobre o inquérito instaurado pelo Ministério Público de Mato Grosso, a respeito da reclamação da Sra. Silbene Carvalho de Siqueira, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ESCP esclarece que:  Sobre o inquérito instaurado pelo Ministério Público de Mato Grosso, a respeito da reclamação da Sra. Silbene Carvalho de Siqueira, a Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ESCP esclarece que:  

1- Em apenas 12 meses de funcionamento, o HMC - Hospital Municipal de Cuiabá Dr. Leony Palma de Carvalho já realizou mais de 200 mil procedimentos médicos.  Sendo que, deste total mais de 13.957 consultas especializadas, 2.100 internações em enfermarias adultas e pediátricas, 350 internações em UTIs e mais 61 internações no Centro de Tratamentos de Queimados - CTQ.  Além disso, foram realizados cerca de 150.800 exames laboratoriais de análises clínicas e mais 7.169 exames especializados. Na urgência e emergência - onde está situado o novo Pronto Socorro, cerca de 3,2 mil atendimentos de pacientes em estado de saúde extremamente agravados já foram computados sendo que, uma média de 600 destes, necessitou de procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. 

2- Cabe ressaltar que, estes atendimentos foram e continuam sendo realizados pelos melhores especialistas de Mato Grosso no que tange a equipe Médica. E os demais servidores que foram contratados por meio de processo seletivo e tiveram suas especializações comprovadas mediante prova de título no ato da admissão. 

3- Vale ressaltar ainda que o trabalho deste profissionais é constantemente acompanhado por diversos setores de controle do HMC, dentre os quais se incluem a Gestão de Qualidade e a Ouvidoria. E, mesmo diante do expressivo número de atendimentos, o HMC não possui nenhum registro de reclamações semelhantes às citadas pela Sra. Silbene nos canais de Ouvidoria. Inclusive, por também não haver qualquer reclamação da referida na Ouvidoria, a ECSP só tomou conhecimento das denúncias por meio do Inquérito do MP MT. 

4- Por fim, primando pela humanização instituída pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a ECSP na pessoa do diretor geral, Alexandre Beloto se coloca a inteira disposição do Ministério Público de MT, bem como de outros órgãos de controle para esclarecer este e quaisquer outros questionamentos que por ventura surgir.

 

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