19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 17:10 - A | A

Sexta-feira, 15 de Setembro de 2017, 17h:10 - A | A

Maringá Paraná

Híbrido Unicesumar: Novo modelo de ensino na área de engenharia é lançado pela Instituição

Edina Araújo/ especial de Maringá para VG Notícias

VG Noticias

Reitor Unicesumar

 Reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva

A Unicesumar apresentou, o novo modelo de ensino, que segundo o reitor da Instituição, Wilson de Matos Silva, irá revolucionar o futuro da Engenharia e Arquitetura e Urbanismo no Brasil, o Híbrido Unicesumar.

O evento que levou nome de “Híbrido Day”, ocorreu nesta sexta-feira (15.09), em Maringá, no Paraná, e contou com a participação de mais de 60 profissionais da imprensa de todo o país, entre eles, a jornalista e diretora do VG Notícias, Edina Araújo. Além da imprensa, também estiveram presentes no “Híbrido Day”, convidados importantes da educação e profissionais renomados das áreas de Engenharias e Arquitetura.

Em entrevista concedida ao oticias, Wilson de Matos Silva, destacou que o “Híbrido Unicesumar” une o presencial e as modalidades de ensino à distância. “O Híbrido é uma composição saudável do presencial, que já fazemos com qualidade historicamente, e com a distância, que também tem tido excelentes conceitos, é uma construção, uma composição dessas duas áreas que crescem no Brasil”, explicou o reitor.

O Híbrido Unicesumar oferecerá cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação.

De acordo com Matos, os cursos estarão presentes em 60 polos dos 150 existentes no país. Conforme o reitor, os cursos serão ofertados somente nas instituições que oferecem maior estrutura.

“Esse curso será lançado somente em 60 polos, por enquanto. Somente nos polos que têm uma infraestrutura maior, onde vai ser possível colocar em laboratórios presenciais, porque nesses cinco cursos de engenharia no modelo Híbrido, nós vamos ter laboratórios virtuais, vamos ter realidade aumentada e vamos ter laboratório físicos. Então, a demanda é de um espaço muito maior, mas em breve estaremos adaptando os demais polos, para que o curso possa ser colocado em todas as unidades o país”, destacou o reitor.

Segundo Wilson Matos, o modelo busca reduzir a evasão acadêmica, melhorar a qualificação profissional e impulsionar a inovação. Ele ressalta a parceria com o governo Federal que vem proporcionando a expansão da modalidade de ensino a distância no país.

“O governo está dando uma oportunidade de expansão, neste momento em que o Brasil tanto precisa de escolas de qualidade. Só 17% dos jovens de 18 a 24 anos estão no ensino superior hoje. Essa é uma das mais baixas taxas do mundo, mais baixa da América Latina, então, o Brasil é carente de Educação de qualidade”, relatou Matos.

Conforme o reitor, além de lançar o Híbrido, a Unicesumar, também está investindo R$ 45 milhões no seu plano de expansão para alcançar a marca de 500 polos no final do próximo ano. Em Mato Grosso, a instituição está presente em Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis e Cuiabá.

“A Unicesumar está presente em todos os Estados do país, inclusive em Várzea Grande, que instalamos há pouco tempo um polo naidade, mas já estamos em Cuiabá há muito tempo. Estamos na cidade de Sinop e Rondonópolis, estamos em abrangência há muito tempo no Estado de Mato Grosso, e continuamos expandindo. Hoje já estamos em mais de 150 polos, estamos implantando mais 150 ainda este ano, ano que vem mais 150, nós queremos até o final do ano que vem, ter mais de 500 polos espalhados pelo Brasil”, revelou.

O reitor elogiou o trabalho dos engenheiros que ajudaram na implementação do curso. Segundo ele, o projeto reuniu “as melhores cabeças da engenharia” do Brasil, entretanto, lembrou que o trabalho continua.

“Os engenheiros estão nos apoiando na montagem do projeto pedagógico desses cursos, e também, na organização de laboratório importados da China, laboratórios virtuais, robôs. Os robôs estão sendo demonstrados aqui na entrada da instituição. Serão cursos extremamente modernos. A área de engenharia é uma área muito carente, nós somos um país gigante com uma infraestrutura com muito por fazer, a demanda por engenheiros e arquitetos de qualidade é muito grande. Por isso decidimos fazer esses investimentos para o nosso país”, concluiu.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760