26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 26 de Maio de 2024, 09:50 - A | A

Domingo, 26 de Maio de 2024, 09h:50 - A | A

AMOR AO PRÓXIMO

Há 24 anos, mulher trans e sacerdotisa de Umbanda tira do próprio bolso para ajudar 50 famílias carentes

Atualmente famílias carentes de Várzea Grande e Cuiabá são auxiliadas pelos projetos de Mãe Kaká

Nicolle Ribeiro/ VGN

Khauanny Garcia, conhecida como “Mãe Kaká” ou “Kaká de Xango”, é uma mulher trans e sacerdotisa de Umbanda que ajuda famílias necessitadas desde 2000. Em entrevista ao na manhã desta segunda-feira (20.05), Kaká revelou as dificuldades encontradas através dos anos, principalmente na questão de apoio financeiro.

Conforme dito por Garcia, atualmente cerca de 50 famílias carentes de Várzea Grande e Cuiabá são auxiliadas pelos projetos realizados por ela e seu esposo, seja com a doação de leite, fraldas e sacolões, ou na distribuição de marmitas pelos bairros.

Arquivo pessoal

Kaká de Xango; Marmitas; Doações;

 

Para realizar as ações sociais, Mãe Kaká afirma que os custos ainda saem diretamente do seu bolso, lucro esses conquistados através da venda de pães e doces, além do comércio de perfumes ancestrais. Apesar de ter uma renda fixa com a comercialização de seus produtos, ainda há dificuldades em manter o projeto, visto que a demanda está crescendo cada vez mais.

Arquivo pessoal

Pães e doces; Kaká de Xango; Projeto social;

 

Além das ações realizadas durante o ano todo, Kaká e o marido realizam também eventos comemorativos para crianças carentes, como uma festa realizada no dia 12 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças, e a distribuição de caixas de bombom na Páscoa.

A fim de tentar conseguir apoio e estruturar ainda mais as ações, Kaká busca auxilio para conseguir oficializar sua Organização não Governamental (ONG), que fica localizada em sua própria residência.

A Sacerdotisa destacou que a iniciativa de ajudar as pessoas começou após ela ser curada de um quadro terrível de depressão, em 1999. Na ocasião, Kaká percebeu que sua missão na terra era ajudar o próximo, independentemente de cor, sexo ou religião.

Ela garante ainda que realiza essas ações devido a um propósito vindo daquilo que acredita e descarta que as ações são feitas para “aumentar seu ego”.

Amar o próximo como a mim mesmo

“Estou cumprindo aquilo que creio e acredito, pois longe de Deus e da caridade não podemos alcançar as promessas do sagrado. Toda vez que ajudo alguém, sei que não estou fazendo para aumentar meu ego e sim por estar cumprindo meu ide, que é amar o próximo como a mim mesmo e praticar a caridade como o próprio Jesus praticou”, ressaltou mãe Kaká.

Caso se interesse pelo projeto e queira ajudar, entre em contato pelo número (65) 98446-6068 ou acesse o perfil @mae_kakadexango no Instagram.

Leia também - Saúde aprova repasse de recursos para VG investir ações de prevenção e controle de hepatites virais

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760