Os bancários de Mato Grosso iniciam nessa terça-feira (30.09) greve da categoria por tempo indeterminado. A paralisação foi definida em assembleia-geral na última quinta-feira (25.09), após profissionais rejeitarem proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
A categoria reivindica vários pontos, entre eles está reajuste salarial de 12,5%. Na última quinta, a Fenaban apresentou uma proposta de 7% de reajuste salarial, mas não houve avanços nas áreas da segurança bancária, saúde do trabalhador e mais contratações para reduzir as longas filas nas agências.
Os bancários reivindicam ainda, mais segurança nas agências bancárias, vale-cultura para toda categoria, fim do que eles consideram ‘metas abusivas’, combate ao assédio moral, fim das demissões e da rotatividade, mais contratações, proibição às dispensas imotivadas como determina a Convenção 158 da OIT, aumento da inclusão bancária e combate às terceirizações.
De acordo com o SEEB-MT, os profissionais só retornaram ao trabalho até que consiga um acordo “justo” com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
Amanhã nenhuma agência do Estado deve realizar atendimento aos clientes nos caixas. Os 30% de trabalhadores que deverão continuar trabalhando, limite exigido pela Justiça, realizarão apenas serviços internos como compensação de cheques e depósitos, bem com o reabastecimento dos caixas eletrônicos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).