Os servidores do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) em Mato Grosso decidiram, após assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (28), suspender a greve da categoria, iniciada há 83 dias. A principal reivindicação era reajuste de 27%, mas foi aceita a proposta do governo federal de 10,8% em duas parcelas. Os grevistas aprovaram decisão plenária nacional da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social). O sálario base atual dos servidores é de R$ 800.
Em Mato Grosso, a categoria conta com aproximadamente 800 servidores e 37 agências. De acordo com o sindicato que representa a categoria, o Sindsprev-MT, na quarta-feira (30) devem ser retomados os serviços internos e, na quinta-feira (1º), o atendimento ao público. O sindicato estima que mais de 250 mil pessoas ficaram sem atendimento durante a greve.
De acordo com o presidente do Sindsprev-MT, Cleones Celestino Batista, os servidores agora estão em estado de greve. O movimento grevista, que era nacional, já foi encerrado em mais de dez estados, depois que servidores aceitaram a proposta de aumento salarial de 10,8% feita pelo governo federal na última quinta-feira (24). Uma parte deverá ser paga em agosto de 2016 e a outra em janeiro de 2017.
No estado, a greve também foi deflagrada por causa das condições precárias de trabalho, como estrutura física defasada das agências de atendimento e a lentidão dos sistemas operacionais, informou o sindicaro.
Os atendimentos ao INSS que estavam agendados devem ser remarcados por telefone da central do órgão, o 135. Se isso não for possível, os reagendamentos devem ser feitos nas próprias agências quando essas retomarem os atendimentos. As orientações constam do site do Ministério da Previdência Social.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).