O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizou na manhã desta terça-feira (31.03), a Central de Atendimento COVID-19, um canal de comunicação gratuito que ficará disponível diariamente, das 07h às 19h, por meio do número 0800 647 1223. O objetivo da ferramenta é facilitar para população o acesso a informações sobre o coronavírus e combater a propagação de notícias falsas.
As teleconsultorias serão respondidas por enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para esclarecer dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do coronavírus no Estado. O call center está funcionando junto ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), da Secretaria de Segurança Pública (Sesp).
De acordo com o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo a ferramenta vem para auxiliar o cidadão no acesso às informações oficiais relacionadas ao coronavírus, como também uma maneira de combater as fake news praticadas por pessoas irresponsáveis, cujo intuito é o de causar pânico na população.
Outros canais de comunicação - Além do telefone disponibilizado pela SES, a população também conta com as ferramentas tecnológicas oferecidas pelo Ministério da Saúde. Entre elas está o aplicativo “Coronavírus – SUS”, que dispõe de dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto. Os aplicativos estão disponíveis para usuários dos sistemas operacionais iOS e Android.
Também foi disponibilizado um número de WhatsApp para envio de mensagens para apuração pelas áreas técnicas do Ministério e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. Para utilizar o serviço, é necessário incluir o número (61) 9938-0031. A conta funciona trazendo orientações a partir de temas específicos, lembrando que este é um serviço que utiliza um robô, logo, não é possível tirar dúvidas diretamente com um atendente.
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