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Cidades Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022, 09:39 - A | A

Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022, 09h:39 - A | A

SER FAMÍLIA

Governo aciona PGE contra empresa responsável pelo Ser Família; operadora não pagou supermercados

Governo afirma que está em dia com pagamentos relacionado ao programa

Lucione Nazareth/VGN

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) afirmou que o governador Mauro Mendes (DEM), e a secretária Rosamaria Carvalho, estão focados em resolver a questão da liberação dos beneficiários do Ser Família Emergencial para fazer compras em supermercados conveniados ao programa social. Na quarta-feira (09.02), internautas relataram ao que passaram por constrangimento na hora de pagar o cartão do Ser Família e não ser aceito”.

Leia Também - Moradores de VG relatam constrangimento ao ter cartão Ser Família recusado por supermercados

Na última terça-feira (08.020, o Governo liberou o pagamento de R$ 200 do programa social às 100 mil famílias cadastradas, porém, os supermercados conveniados não estão aceitando o cartão Ser Família por não terem recebido valores da empresa ÉOVALE, responsável pela administração do cartão.

Em nota, a Setasc afirmou que o Governo já tomou todas as medidas cabíveis junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que a empresa efetue o referido repasse aos estabelecimentos conveniados, e, assim, não haja descontinuidade na prestação dos serviços.

A pasta afirmou que ficará acompanhando o caso de perto até que todos os beneficiários consigam efetuar suas devidas compras com o dinheiro do programa social.

Além disso, alertou que possíveis beneficiários, que deixaram de receber o Ser Família Emergencial por não trocarem o cartão, poderão buscar auxílio financeiro através de outros programas da Setasc (Mulher, Idoso, Pessoas com Deficiência e Crianças).

Nota Governo

Sobre o Ser Família Emergencial, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) esclarece que:   

O programa passou por uma formatação, após aprovação pela Assembleia Legislativa, sendo necessária a contratação de nova empresa gestora e, consequentemente, troca dos cartões;   

Os beneficiários foram comunicados da necessidade da substituição, durante os meses de novembro e dezembro de 2021. Todos que fizeram a troca estão recebendo os valores normalmente, incluindo o último pagamento, feito em 8 de fevereiro deste ano; 

O Estado realizou todos os repasses para a nova empresa gestora do cartão Ser Família Emergencial dentro dos prazos previstos no contrato. Foram feitos os repasses no mês de novembro de 2021, no total de R$ 11,1 milhões, em dezembro de 2021, o valor de R$ 20,5 milhões, e no mês de fevereiro de 2022 já foram repassados R$ 4 milhões. Ou seja, foram pagos em três meses R$ 35,6 milhões e não há nenhum débito entre o Estado e a operadora;   

A Setasc já tomou todas as medidas cabíveis, junto à Procuradoria Geral do Estado, para que a empresa efetue o referido repasse aos estabelecimentos conveniados, e, assim, não haja descontinuidade na prestação dos serviços;   

O programa Ser Família Emergencial repassa R$ 200, a cada dois meses, a 100 mil famílias com renda per capita até R$ 89 por mês, em todos os municípios de Mato Grosso. Os pagamentos estão garantidos até dezembro de 2022;   

Possíveis beneficiários, que deixaram de receber o Ser Família Emergencial por não trocarem o cartão, poderão buscar auxílio financeiro por meio de outros programas da Setasc (Mulher, Idoso, Pessoas com Deficiência e Crianças).

 

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