22 de Novembro de 2024
22 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022, 10:53 - A | A

Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022, 10h:53 - A | A

APURAÇÃO

Governo abre processo contra Águas Cuiabá e outras empresas por suposta contaminação de água

Notícia aponta constatação de presença de “substâncias químicas e radiológicas prejudiciais à saúde humana” que foram detectadas na água em Cuiabá

Lucione Nazareth/VGN

Atualizada às 13h48 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), determinou a instauração de processo administrativo contra a concessionária Águas Cuiabá e outras 299 empresas responsáveis pelo tratamento ou pelos sistemas de distribuição de água, para apurar constatação de presença de “substâncias químicas e radiológicas prejudiciais à saúde humana”,  detectadas em volume acima do permitido.  

“Em razão da veiculação de notícias apontando quantidades expressivas de substâncias químicas e radiológicas na água para consumo humano fornecida em diversos municípios do país, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaurou Averiguação Preliminar, para apuração dos fatos noticiados, pelo fundado receio de que milhares de consumidores pudessem estar sendo expostos a substâncias prejudiciais à saúde e em desacordo às normas sanitárias”, diz trecho do despacho assinado pela diretora do Senacon, Laura Postal Tirelli e publicado nesta quarta-feira (24.08) no Diário Oficial da União (DOU).  

Consta do documento, que as empresas terão prazo de 20 dias “para prestar os esclarecimentos e apresentar um plano de adequação às regras do governo federal que determinam os parâmetros de qualidade da água para consumo humano, o chamado padrão de potabilidade”. 

No despacho, Laura Tirelli aponta que na hipótese de a empresa possuir plano de ação para adequação dos serviços, ou interesse no ajustamento da conduta, “poderá manifestar o interesse na celebração de eventual Termo de Ajustamento de Conduta perante a Secretaria Nacional do Consumidor, no prazo de defesa”.    

“Por oportuno, determino o encaminhamento dos competentes ofícios circulares aos dirigentes dos Procons Estaduais e Municipais das capitais, ao Ministério da Saúde, bem como às Promotorias e entidades civis de defesa do consumidor, dando-lhes ciência da instauração do processo administrativo no âmbito deste Departamento”, sic despacho. 

Outro Lado - A  Águas Cuiabá encaminhou ao nota sobre o caso. 

POSICIONAMENTO – ÁGUAS CUIABÁ
24 de agosto de 2022

A Águas Cuiabá informa que não foi notificada sobre o processo do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

A concessionária ressalta que, de 2018 até o presente momento, realizou mais de 1,5 milhão de análises de monitoramento de qualidade de água em Cuiabá, em conformidade com o que preconiza a legislação federal que versa sobre a potabilidade de água, zelando pelo cumprimento dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Todas as informações de qualidade de água são mensalmente inseridas na plataforma digital da Vigilância Sanitária, o SISAGUA, e ficam disponíveis para consulta.

A companhia reafirma seu compromisso de entregar água com qualidade à população e segura ao consumo humano, ressaltando que os testes são realizados por laboratórios certificados e independentes. A Águas Cuiabá permanece à disposição dos órgãos e autoridades competentes para levar informações e esclarecimentos sobre os serviços prestados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760