Iniciada há 23 dias a operação “Pacto pela Vida” – medida da atual gestão para diminuir os índices de violência em Várzea Grande, principalmente homicídios, já computa 197 estabelecimentos entre bares, botequins e similares; e destes aproximadamente 25% estavam funcionando irregularmente, seja pela falta de documentação ou descaracterização comercial. A medida vai ser intensiva até final de dezembro.
A operação conta com servidores da Secretaria de Receita, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Policia Militar e Corpo de Bombeiros que percorrem no período noturno a partir das 19h bairros que apresentam índices elevados de criminalidade. “A fiscalização já passou pelas regiões do Mappin, Glória I e II, Zero Km, Cristo Rei. Os bairros São Mateus, Ouro Verde, Ouro Branco, Canelas e São Simão foram visitados ontem (06), e foi uma surpresa à equipe, onde dos 12 comércios vistoriados, todos foram autuados por estarem em desacordo com a Lei”, explica o comandante da Guarda Municipal, Louriney dos Santos.
A operação está atenuando os índices de violência, segundo dados do Pronto-Socorro o Box de urgência/emergência diminuiu expressivamente a entrada de pessoas envolvidas em brigas/rixas, tentativas de homicídios e lesões corporais, acometidos por consumo de bebidas alcoólicas e drogas.
“Este é resultado da operação que visita bares e comércios que favorecem a prostituição, e a PM faz abordagem policial, com isso, a criminalidade ocasionada por consumo desenfreado de álcool e drogas vai enfraquecendo nos bairros de Várzea Grande. A PM já apresentou índices que devido à fiscalização intensiva realizada nos bairros índices de homicídios reduziram significativamente”, completa.
Segundo o coordenador do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), Luiz Fernando Botelho a fiscalização está contabilizando cerca de 45 estabelecimentos visitados por semana e destes está tendo a média de 20% a 30% interditados. “A nossa meta é que até 31 de dezembro 1.080 bares e similares sejam vistoriados, e caso esteja irregular seja notificado”.
A ação resultou na prisão de 24 pessoas em flagrante, duas prisões por mandado judicial, 26 veículos recuperados, oito armas de fogo apreendidas e três boca de fumo estourada.
ARRASTÃO – Paralelamente aos trabalhos do “Pacto pela Vida”, a Secretaria de Receita está fiscalizando diversos estabelecimentos comerciais de Várzea Grande. Os fiscais realizam um trabalho de conscientização sobre a importância do pagamento dos tributos como o alvará de funcionamento e ISSQN. Aproximadamente 200 locais são vistoriados no período comercial e destes 80 são notificados.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).