O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis participou nesta sexta-feira (19.08), do “Encontro Estadual em Defesa da Saúde Pública e da Educação Pública Pós-pandemia”, promovido pela Procuradoria de Justiça Especializada em Cidadania e Consumidor do Ministério Público do Estado de Mato Grosso. O evento reuniu procuradores, promotores de Justiça de todo o Estado além de secretários de Educação e autoridades de forma presencial e híbrida. O Encontro foi transmitido pelo canal oficial do Ministério Público do Estado de Mato Grosso.
De acordo com o promotor de Justiça e um dos mediadores do evento, Miguel Slhessarenko Junior, o Encontro que ocorreu nos dias 18 e 19, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça teve o objetivo de capacitar integrantes da instituição e aperfeiçoar as atividades desempenhadas no âmbito da saúde e da educação, bem como atender ao estabelecido no Planejamento Estratégico Institucional (PEI).
“Após debatermos sobre os reflexos da pandemia sobre as questões de saúde no dia de ontem, hoje as discussões foram sobre a elevação do índice de evasão escolar, intensificação das crises de pânico e ansiedade entre alunos e professores que são algumas das consequências da pandemia e as ações que estão sendo desenvolvidas pelas Secretaria de Estado e municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande para a solução desses problemas” explicou o promotor.
Com o tema “Acolhimento, recuperação da aprendizagem e busca ativa escolar”, o “Encontro Estadual em Defesa da Saúde Pública e da Educação Pública Pós-pandemia” contou como palestrantes a superintendente de Educação Básica do Estado, Fabiula Torres Costa Lopes, a secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, o secretário de Educação de Várzea Grande, Silvio Aparecido Fidelis, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga e o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT), Eduardo Ferreira da Silva.
Em sua fala, o secretário Silvio Fidelis destacou as ações da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vem desenvolvendo no município que atende atualmente mais de 30 mil alunos em 90 unidades escolares da rede municipal. Fidelis lembrou dos desafios impostos pelo período de pandemia, onde professores e alunos tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Para aqueles alunos que não tinham acesso a internet, a Secretaria elaborou apostilas e outras estratégias para assegurar a continuidade do processo de aprendizagem.
O secretário destacou também as atividades da Escola em Tempo Ampliado – ETA, que retomou suas atividades observando todos os protocolos de saúde em setembro de 2020, retomando as aulas de dança, teatro, prática esportiva, letramento e reforço no contra turno escolar.
Após a fala, o secretário apresentou o vídeo documentário sobre o Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, e o vídeo do Projeto Esporte para Além das Fronteiras, implantado no início deste ano que está atendendo cerca de 5 mil alunos na prática esportiva em quatro categorias de artes marciais.
O promotor de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, titular da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa da Criança e do Adolescente, elogiou as ações desenvolvidas em Várzea Grande neste período de pós pandemia e sugeriu que Governo do Estado, Ministério Público e Prefeituras Municipais atuem em conjunto para o acolhimento e quantificação de alunos que tiveram perdas durante a pandemia para o devido acompanhamento e recuperação da aprendizagem.
Leia também - Para evitar fraudes, Cuiabá anuncia liberação de ingressos gratuitos somente no dia de jogo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).