Mais de 100 famílias despejadas do assentamento Brasil 21, em Cuiabá, buscam abrigo debaixo de uma ponte e outras estão às margens da avenida Contorno Leste. Imagens da situação e do desespero foram compartilhados nesta segunda-feira (11.03) pelo perfil da Associação Brasil de Moradores Sem Teto.
“A triste imagem dessas famílias debaixo da ponte pede por empatia e ação. Não podemos permitir que a moradia, um direito básico, seja negligenciada. Essas famílias merecem mais do que o frio concreto sob uma estrutura de concreto”, publicou perfil.
Também foram compartilhados relatos das mães, crianças e famílias, que enfrentam um momento angustiante durante o despejo, alvejados por balas de espelho e pimenta. Em um dos relatos, consta que jogaram spray de pimenta em uma criança.
Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que as forças de segurança atuam em apoio ao cumprimento da ordem judicial, que determina a desocupação e reintegração de posse de uma área na região do Contorno Leste, em Cuiabá. Informa, ainda, que, em função do enfrentamento por parte dos invasores, com ataque aos policiais com paus, pedras e fogos de artifício, foi necessário o emprego de técnicas de controle de distúrbio por meio de armas não letais.
“A ordem judicial segue sendo cumprida, com o oficial de justiça, designado pelo judiciário, e equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outras, acompanhando os invasores na retirada de seus pertences”, cita trecho da nota.
Leia mais:
Reintegração de posse é realizada no Contorno Leste em Cuiabá: "Bombas e fogos"
Deputado é atingido por bala de borracha durante desocupação de área em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).