08 de Outubro de 2024
08 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018, 11:10 - A | A

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018, 11h:10 - A | A

fechamento

Estado fecha escola estadual em VG; Pais de alunos protestam contra medida

Lucione Nazareth/ VG Notícias

escola estadual Manoel Gomes de Almeida

escola estadual Manoel Gomes de Almeida

Pais, alunos e professores realizam protesto nesta terça-feira (23.01) no bairro da Manga em Várzea Grande contra o fechamento da escola estadual Manoel Gomes de Almeida. A escola atende alunos do 1ª ano do ensino fundamental ao 9ª ano.

O diretor da escola, Albertino José da Silva, disse ao oticias que de  forma não “democrática”, a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/MT) informou no último dia 12 que a escola Manoel Gomes de Almeida será fechada e não mais atenderá os 160 alunos matriculados na instituição escolar.

Segundo ele, a Seduc/MT não consultou a direção da escola e nem o Conselho Escolar sobre o fechamento, e nem mesmo tiveram oportunidade de questionar o encerramento das unidades no local.

“A SEDUC realizou em setembro do ano passado uma reunião onde decidiram fechar a escola. Segundo eles, existe um número muito pequeno de alunos para que a escola continue funcionando, e por isso decidiram remanejar os alunos para outra escola, como também os funcionários da unidade. Mas, tudo sem nos comunicar e nem o nosso Conselho Escolar. Só fomos informando agora que a escola será fechada”, relatou o diretor.

Conforme ele, os 160 alunos matriculados na escola serão remanejados para a escola estadual Deputado Emanuel Pinheiro, no bairro Cristo Rei. “Os pais não concordam com o remanejamento e exigem que escola Manoel Gomes de Almeida continue funcionando. Os pais se sentem prejudicados, e querem que a SEDUC reveja a sua decisão, por isso estamos fazendo esse protesto”, disse Albertino.

O diretor explicou ainda, que o Estado já definiu que o prédio da escola será utilizado para atender cerca de 40 alunos especiais da escola Luz do Saber, que fica localizada no bairro Ponte Nova.

Outro Lado - A SEDUC encaminhou nota informando que o fechamento da escola ocorreu devido ao baixo número de alunos matriculados, mas que eles não serão prejudicados por serem remanejados para escola estadual Emanuel Pinheiro. Veja nota integra abaixo:

Sobre a Escola Estadual Manoel Gomes, localizada no bairro da Manga, em Várzea Grande, a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa que:

1 – A decisão pelo fechamento da unidade se deu, principalmente, pela baixa demanda de alunos. A escola atende apenas 156 alunos, em dois períodos, e possui 10 salas de aula, sendo que quatro delas estavam ociosas;

2 – O redimensionamento foi debatido em reunião com a comissão de reordenamento do município e foi registrado em ata. Na comissão estavam presentes representantes da Assessoria Pedagógica, Secretária Municipal de Educação, Seduc, Conselho Municipal de Educação e de diretores;

3 – A Seduc informa que os estudantes podem ser atendidos pela EE Emanuel Pinheiro, localizada a 1500 metros da unidade, e que apresenta rendimento positivo no seu IDEB;

4 – Ressalta-se ainda que o prédio da EE Manoel Gomes irá abrigar a EE Luz do Saber, que atualmente funciona em um prédio alugado, pelo qual é pago R$ 14 mil por mês. A unidade atende crianças especiais, que passarão a contar com um local com estrutura e ambiente adequados.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760