02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 02 de Maio de 2020, 14:22 - A | A

Sábado, 02 de Maio de 2020, 14h:22 - A | A

63 anos

Enfermeiro morre vítima de Covid-19 após 37 dias internado

Izabella & Edina Araújo/VG Notícias

O enfermeiro da unidade III do Hospital Adalto Botelho, em Cuiabá, Athaide Celestino, 63 anos, morreu por volta de 11h deste sábado (02.05) vítima de Covid-19. Ele estava internado há 35 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Jardim Cuiabá e é a terceira vítima fatal na Capital. De acordo com os dados oficiais do Governo de Mato Grosso, esta é a 12ª morte ocasionada pelo coronavírus no Estado. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma/MT), Oscarlino Alves Júnior, Athaíde era hipertenso, cardiopata e hepatopata, e sofria de obesidade. Ele, que foi o primeiro profissional de saúde de Mato Grosso a contrair o vírus, estava internado desde 25 de março. Desde então, ele lutava pela vida em ventilação mecânica, no hospital.  

Ao oticias, Oscarlino disse que 17 servidores da saúde foram contaminados, destes, sete estavam internados, sendo dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e um deles era Athaide que veio a óbito. Além os servidores, dois cônjuges também contraíram Covid-19 e quatro pacientes, que não foram internados e permaneceram na Unidade III do Adalto Botelho.

O presidente do Sisma externou preocupação quanto ao número de UTIs em Mato Grosso - e também a falta de teste do Covid-10 para os profissionais da Saúde.

A irmã do enfermeiro, Iracy Celestino, confirmou a morte em seu Facebook. “É com dor imensa que aviso família e amigos que infelizmente meu maninho partiu, que Deus nos conforte nesse momento de dor, eu agradeço de todo coração as orações, Deus ouviu todas, porém a vontade de Deus prevaleceu, e só temos que dar glórias ao nosso pai eterno. Descansa em paz meu irmão”.

Oscarlino emitiu uma nota de pesar: " Com muita tristeza em nossos corações comunicamos o falecimento de nosso colega enfermeiro Athaide Celestino da Silva, após 37 dias de luta pela vida, vítima da COVID - 19. Nossas condolências à família enlutada. Em contato com a família, informamos que o sepultamento obedecerá o protocolo sanitário reservado a poucos integrantes da família. Portanto nossa despedida será pelos pensamentos. Continuemos em oração para o acolhimento desse irmão nos braços do Pai, e que tenha misericórdia de nosso planeta".

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro também se pronunciou sobre a morte do enfermeiro. "Essa situação só evidencia que as pessoas não podem relaxar o isolamento social. A Prefeitura continuará intensificando as ações em homenagem às pessoas que perderam suas vidas devido à COVID-19. Sabemos que são ações duras, mas infelizmente necessárias para combatermos este mal e tentarmos evitar mais óbitos na capital. Nosso trabalho é para evitar que famílias sofram. Todos os esforços estão concentrados para a preservação da vida das pessoas”, disse o prefeito.  

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760