As empresas de transporte coletivo que atuam na capital devem entregar à Prefeitura de Cuaibá 53 novos ônibus e três veículos tipo van, também novos, no prazo de 90 dias a partir da vigência da nova tarifa de ônibus, que passa a custar R$ 3,60 a partir de terça-feira (1º). A obrigação consta em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelas concessionárias do transporte público com o município.
Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Alexandre Bustamante, caso descumpram o TAC, as empresas poderão ser multadas.
A previsão do município é de que a nova frota seja entregue em abril de 2016, em comemoração ao aniversário da capital. Além disso, segundo a prefeitura, 600 novos pontos de ônibus deverão ser instalados na cidade ao longo deste ano.
Atualmente o sistema municipal de transporte coletivo conta com 369 ônibus na frota operante e atende a uma média de 3,4 milhões de passageiros por mês (entre pagantes e não pagantes, como os estudantes abrangidos pelo benefício do Passe Livre).
Aumento
A autorização para o aumento de 16,1% na passagem de ônibus em Cuiabá se justifica, segundo a Arsec, pelas planilhas de custos das empresas transportadoras. Dentre esses custos, o do óleo diesel obteve destaque devido à última majoração no preço do combustível. Além disso, houve aumentos significativos no salário-mínimo e nos gastos com manutenção.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).