19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sábado, 15 de Maio de 2021, 08:55 - A | A

Sábado, 15 de Maio de 2021, 08h:55 - A | A

Cuiabá

Emanuel exalta história dos cuiabanos na entrega do Beco do Candeeiro

Emanuel pleiteia recuperar e transformar o Largo do Rosário, popularmente conhecido como Ilha da Banana

Adriana Assunção & Davi Vittorazzi/VG Notícias

VGN

Emanuel_VGN_Beco do Candeeiro

Beco do Candeeiro foi totalmente revitalizado

 

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) destacou na noite dessa sexta-feira (15.05) seus planos para resgatar a cultura cuiabana durante entrega da revitalização da rua 27 de Dezembro, conhecida como Beco do Candeeiro, em Cuiabá.

Emanuel pleiteia recuperar e transformar o Largo do Rosário, popularmente conhecido como Ilha da Banana, como uma grande área de lazer e de resgate da Cuiabá do passado.

“Estamos dando o primeiro passo daquilo que chamamos de triangulo histórico de qualificação do Beco do Candeeiro, depois o Morro de Luz, depois a recuperação do Largo do Rosário, popular Ilha da Banana que eu quero devolver ao povo cuiabano, mas eu quero ouvir a população. A nossa proposta perante o Governo do Estado é fechar esse trecho da Coronel Escolástico até a Prainha, emendar o Largo do Rosário e devolver uma linda área de lazer para população, o projeto está pronto, mas quero discutir com a população”, discursou Emanuel.

Leia mais: Emanuel relaxa medidas e impõe novo horário para toque de recolher em Cuiabá; confira

Emanuel exaltou ainda a história, resiliência, simplicidade e bravura do povo cuiabano. “Os verdadeiros pioneiros foram nós os cuiabanos que soubemos superar 250 anos de isolamento geográfico, econômico, social e de infraestrutura para construir a mais bela história. O Beco do Candeeiro talvez seja o palco mais representativo da doçura, glamour e a alegria do ser cuiabano, da fé inabalável do senhor Bom Jesus de Cuiabá, o santo negro São Benedito”, declarou o prefeito.

Revitalização do Beco do Candeeiro - A obra considerada orçada em R$ 247 mil é oriunda de um Termo de Ajuste de Compromisso (TAC) e faz parte do calendário de entregas em comemoração ao aniversário de 302 anos de Cuiabá. A condução da obra teve o apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

A obra foi iniciada em abril de 2019, sendo interrompida em 2020 em decorrência da pandemia da COVID-19. De acordo com o projeto, o local foi restaurado com objetivo de chegar o mais próximo de sua construção original.

A pavimentação da rua foi refeita utilizando os mesmos paralelepípedos de outrora que ainda estão no espaço. A calçada rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e os candeeiros antigos foram substituídos por réplicas com iluminação moderna. Na ocasião também foi apresentado o projeto de uma Base Integrada do Centro Histórico. O local também irá oferecer serviços de saúde e acolhimento à população em situação de rua.

No Beco do Candeeiro também vai funcionar uma das lojas da Associação Homens e Mulheres de Fibras, formada por cerca de 300 artesãos da capital. 

 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760