27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 16:14 - A | A

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 16h:14 - A | A

Em Várzea Grande, servidores da Educação suspendem greve; A partir de amanhã (28) aulas serão normais

por Lucione Nazareth/VG Notícias

Os profissionais da rede municipal de Educação de Várzea Grande decidiram na manhã desta quarta-feira (27.02), em assembleia geral, suspender a greve por tempo determinado.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), Gilmar Soares, a categoria decidiu suspender a greve após o secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião da Silva, apresentar um calendário de pagamento dos débitos em atraso.

“O secretário apresentou na terça-feira (26) um calendário de pagamento, que ao ver da categoria ainda é insuficiente, mas os profissionais entenderam que atende uma parte das reivindicações e decidiram suspender a greve”, declarou Gilmar.

Conforme o presidente do Sintep/VG, a categoria considerou que houve avanços em relação à questão salarial, porém o sindicato já apresentou uma contraproposta exigindo da prefeitura ações para amenizar as dificuldades financeiras que passa os profissionais da educação.

De acordo com ele, o documento apresentado pelo secretário de Educação, garante que o salário dos servidores referente ao mês de fevereiro deve ser pago no dia 15 de março, já o mês de março será pago no dia 10 de abril, como também parte do 13° salário. No mês de abril, o secretário garantiu que deve pagar uma parte do 1/3 de férias à categoria.

No entanto, Gilmar garantiu que a categoria continuará reivindicando da Prefeitura, outras demandas como melhoria nas condições de trabalho e acompanhando de perto questão salarial. A categoria adverte que caso o calendário não seja cumprido pela administração, no dia 16 de março, irá retomar o movimento de paralisação.

Ao finalizar, Gilmar disse que as questões estruturais das escolas, falta de servidor nas unidades escolares e também falta de merenda, podem atrapalhar o início do ano letivo.

“Duvido muito que as escolas iniciem, por exemplo, amanhã o ano letivo, porque ainda faltam reformas para serem feitas, contratação de servidor, merenda, só depois que resolver estes problemas que o ano letivo deve iniciar”, finalizou Gilmar.

Outro Lado – O secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião, disse ao VG Notícias que o ano letivo já iniciou na última segunda-feira (25.02) para algumas escolas do município. “O ano letivo iniciou na segunda, aproximadamente 30 escolas e creches já estão funcionando normalmente, sendo que hoje Várzea Grande possui 79 entre escolas e creches”, declarou o secretário.

Referente à merenda nas escolas, Jonas revelou que desde a última sexta-feira (22.02), a Secretaria tem procurado os diretores das unidades de ensino para fazer a entrega da merenda, porém, não vem encontrando. “Nós já notificamos todos os diretores que estão deixando de receber a merenda, para fazermos a entrega dos mantimentos”, disse Jonas.

Em relação a reformas nas escolas e creches, o secretário municipal garantiu que já estão sendo realizadas.

Confira abaixo a proposta da secretaria municipal de Educação e contraproposta da categoria:

Proposta

Contraproposta


Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760