De acordo com dados estatísticos do portal do Ministério da Saúde, em Várzea Grande, já consta cadastrados 237.972 cidadãos que possuem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
Este número representa 94% da população residente em Várzea Grande, já que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 2010 residem no município, 251.596 pessoas.
O código numérico do cartão SUS, desde janeiro de 2010, tornou-se um documento de determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para utilização na emissão de documentos como: Certidões de Nascimento, Casamento e de Óbito.
Além de quantificar e qualificar todos os atendimentos realizados pelo SUS, o cartão é base de dados para diagnóstico, avaliação, identificação domiciliar do usuário, bem como auxilia nos programas de ações desenvolvidas pelo ministério da saúde.
Para o secretário de Saúde de Várzea Grande, Marcos José da Silva, os dados de cadastramento resumem o comprometimento do cidadão. “Todos têm o direito de ter acesso ao sistema de saúde, entretanto a importância de possuir um cartão como cadastro, é importante para mapear o usuário”.
Assim, todos os órgãos responsáveis pelos serviços de saúde podem melhorar e ampliar seus trabalhos de acordo com dados estatísticos. Declarou o secretário.
Para o cadastro, basta procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, levando documentos pessoais e comprovante de residência. O serviço é gratuito.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).