Por Rojane Marta/VG Notícias
Em nota oficial, divulgada na tarde desta quarta-feira (19.06) a Polícia Militar do Estado (PM/MT), destacou que não agirá de forma violenta contra os manifestantes que irão as ruas de Cuiabá na tarde de hoje para protestar. A medida se estenderá para as demais manifestações no Estado.
De acordo com a nota, a Polícia Militar irá atuar na segurança das pessoas que forem exercer a democracia e seu direito constitucional de se manifestar em praças e vias públicas. A PM orientou para que as pessoas que participarem das manifestações prezem por realizar protestos ordeiros e pacíficos, evitando exageros e radicalizações.
“Orientamos ainda as pessoas que evitem circular de veículos nos horários e trajetos das manifestações, reduzindo assim a ocorrência de congestionamentos e gargalos no trânsito local” diz nota.
A Polícia Militar assegura que garantirá o livre exercício da cidadania de todos os cidadãos que o fizerem de forma pacífica e ordeira, solicitando a população que denuncie e aponte práticas anti-democráticas que prejudiquem a manifestação.
O armamento não letal - e munições químicas, somente serão usadas em último caso, quando houver depredação de lojas ou prédios públicos, ou contra aqueles que fizerem baderna.
O protesto de hoje, marcado pela rede social Facebook, está previsto para as 17h30min, com partida da Praça Alencastro. Os manifestantes cobram redução da tarifa do transporte municipal e intermunicipal, cumprimento integral da lei do passe livre para estudantes secundarista, da graduação ou pós-graduação; e por qualidade no transporte público. Amanhã (20), outra manifestação, no mesmo local, já está agendada, e deve contar com a presença de mais de 20 mil pessoas. Neste ato, as pessoas protestaram contra a corrupção e violência.
Atualizada ás 17h30min - Mais de mil pessoas já estão na praça Alencastro para protestar. A pedido da PM, o comércio fechou as portas. Os organizadores da manifestão pedem aos participantes calma para que o protesto seja civilizado e ainda, para que não haja violência.
Atualizada ás 18h45min - Segundo estimativa da Polícia Militar, a manifestação em Cuiabá contou coma participação de 4 mil pessoas. Depois de percorrer pela avenida Getulio Vargas, rua São Sebastião, avenida Isaac Póvoas, avenida Tenente Coronel Duarte e retornar pela Getúlio até chegar ao Palácio Alencastro, o protesto está em sua fase final. A manifestação ocorreu de forma pacífica sem nenhum registro de violência até o momento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).