Na manhã desta quarta-feira (07.08), dois servidores da Prefeitura de Várzea Grande, Norberto Costa e Benedito Mamed, foram detidos e encaminhados para a Delegacia Especial do Meio Ambiente de Cuiabá, por permitir que caminhões descarregassem entulhos e lixo hospitalar irregularmente no lixão de Várzea Grande.
A equipe do VG Notícias esteve no local, e constatou que uma empresa de Cuiabá havia acabado de descarregar lixo do Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Além de documentos, havia ainda máscara, tocas e relatório sobre casos de hepatite, que foram constatados pelo capitão Fagner da DEMA
Além dos servidores, três caminhões das empresas Santo André, Adriano Caçamba e Papa entulho, foram apreendidos e encaminhados a DEMA Cuiabá
No lixo descarregado pelo caminhão da empresa Santo André além de documentos, foi encontrado lixo hospitalar, coletado na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.
A promotora de Justiça que atua na Defesa Ambiental e Urbanística de Várzea Grande, Maria Fernanda Corrêa da Costa, adiantou ao VG Notícias que irá acionar judicialmente a Prefeitura de Várzea Grande, pois, o município não vem cumprindo com o Termo de Ajustamento e Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), que trata sobre a regularização do lixão.
Apesar de a prefeitura ter criado uma guarita na entrada do lixão, com intuito de colocar um guarda para fiscalizar e proibir a entrada de caminhões que não sejam do município, o local serve apenas de enfeite, pois, nenhum servidor foi nomeado e designado para tal função.
Denúncia – Conforme denúncia encaminhada à reportagem do VG Notícias, três servidores da Sinfra/VG (Norberto, Dito e Batico) recebem propina das empresas coletoras de entulho de Cuiabá para permitir o descarregamento irregular no lixão de Várzea Grande.
A reportagem do VG Notícias constatou que não há nenhum tipo de controle por parte dos servidores do município. A reportagem questionou o servidor Dito, sobre os procedimentos para que as empresas descarregassem os entulhos, e ele disse que não dá conta por trabalhar no local sozinho e sem estrutura. Já Norberto, reclamou que diversas vezes solicitou ao secretário Gonçalo de Barros apoio para melhorar o local e não foi atendido. Ele chegou a dizer que quem deveria ser conduzido à Delegacia seria o secretário e não os servidores que realmente trabalham sem apoio.
As autorizações apresentadas pelos motoristas estavam vencidas e outras apenas com protocolo. A vencida foi emitida pelo secretário de Meio Ambiente de Várzea Grande, Versídes Sebastião.
TAC Lixão - O Ministério Público Estadual (MPE) promoveu aditamento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o município de Várzea Grande em 2008, referente ao 'lixão' da cidade. Com a medida, o Ministério Público pretende garantir a instalação do aterro sanitário no município, implantação da coleta seletiva e aplicação da lei de resíduos sólidos.
Caso não cumpra as cláusulas do acordo, o prefeito Walace Guimarães (PMDB) e os secretários municipais de Infraestrutura -Gonçalo de Barros- e de Meio Ambiente - Versides Sebastião-, terão que arcar com multa diária no valor de um salário mínimo.
No TAC foram estabelecidos novos prazos ao município, visando novo local para tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos.
Confira ao vídeo:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).