Utilizando maquinários pesados, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) avançaram na execução das obras de manutenção no trecho não pavimentado da BR-158, em Mato Grosso. Os serviços melhoraram a trafegabilidade do trecho de 130 quilômetros de extensão, em traçado provisório, uma vez que a implantação definitiva da rodovia passará a contornar a Terra Indígena Marãiwatsédé.
Os pontos críticos com atoleiros foram eliminados, em razão dos serviços de manutenção. Dessa forma, os caminhões e carretas trafegam normalmente e sem formar filas. As obras já garantiram maior trafegabilidade aos usuários e continuarão sendo executadas ao longo do ano, reduzindo o impacto causado pelas chuvas no trecho.
As equipes do DNIT estão mobilizadas na BR-158/MT e atuando 24h por dia no encascalhamento, colocação de pedras rachão, melhoria dos acessos às pontes, patrolamento e recuperação completa da estrada, especialmente nos trechos prioritários, seguindo o planejamento elaborado em visitas técnicas do Departamento.
As ações emergenciais da Autarquia combateram os efeitos das fortes chuvas que atingiram a região no início do ano e que degradaram o pavimento. Para dar maior celeridade às ações de recuperação, foram abertas cinco frentes de trabalho. A partir dos serviços realizados, a rodovia encontra-se com o tráfego de carros, ônibus e caminhões totalmente normalizado, sem pontos de acumulação de água.
As equipes continuarão atuando no trecho, assegurando maior conforto e segurança aos usuários que trafegam pela região do Araguaia. Atualmente cerca de 2 mil carretas circulam diariamente pelo trecho - único segmento não pavimentado da BR-158/MT.
Contorno - O governo federal trabalha para a construção de um novo traçado da BR-158/MT, contornando a área que foi reconhecida como Terra dos Xavantes em 2004. O novo contorno prevê dois lotes de obras de pavimentação. O Lote A da rodovia já foi licitado, contemplando o projeto e a obra. O trecho vai do km 201,2 da BR-158/MT (região do Posto Luisinho) ao km 93,99, interseção com Alto Boa Vista na BR-242/MT.
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O Lote B do contorno já está em etapa de estudo avançada, o que possibilitará posterior licitação de projeto e obra. O trecho vai do km 93,99 ao km 330,6.
As obras de pavimentação dos dois segmentos do contorno dependerão de aporte orçamentário, contando com a priorização do Ministério da Infraestrutura e com o apoio da Bancada do Mato Grosso no Congresso Nacional.
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