A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) informou, por meio de nota, nesta segunda-feira (04.01) que as escolas estaduais Campos Sales e Antônio José de Lima, em Juscimeira (164 km de Cuiabá). Segundo a Seduc-MT, as unidades passam por um processo de reordenamento. “Nenhuma unidade será fechada no município.”
Ainda conforme a Secretaria, na escola Campos Sales vão funcionar os anos iniciais do Ensino Fundamental e na escola Antônio José de Lima os anos finais. “Desta forma, os alunos dos anos finais que foram matriculados na Campos Sales vão para a escola Antônio José de Lima. Já os alunos dos anos iniciais matriculados na Antônio José Lima vão estudar na Campos Sales.”
O Sintep-MT em nota à imprensa, informou que os funcionários da Escola Estadual Campos Sales foram surpreendidos com o anúncio do Governo do Estado, "de que a unidade escolar não irá mais existir em 2021". Eles alegam que "tal anúncio foi feito no último dia de matrícula, quando todas as vagas já haviam sido preenchidas. Os pais dos alunos matriculados também questionam a decisão arbitrária e repentina.”
A diretora da escola estadual Campos Sales, Nilza Moreira Aguiar, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, Subsede Juscimeira, reclamou da falta de diálogo prévio sobre a decisão.
“Isso contraria totalmente a orientação que estávamos seguindo, do próprio Decreto estadual 723/2020, de que a mudança de algumas escolas, da rede estadual para o município, ocorreria de forma gradativa, e que nesse caso, não poderíamos abrir turma do primeiro ano do ensino fundamental. Foi com base nesse decreto que orientamos os pais durante o período de matrícula. Estávamos no último dia do processo de renovação de matrícula para o ano letivo de 2021, quando fomos informados dessa decisão, sem nenhum diálogo prévio sobre os impactos ou sem que pudéssemos orientar os pais”, criticou.
Já a presidente do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar do Município, Neuzi Jesus de Morais apontou superlotação das unidades - em plena pandemia - onde foram enviados os alunos remanejados. Leia mais - Seduc vai desativar EE Mercedes de Paula Sôda, em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).