21 de Setembro de 2024
21 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 15:20 - A | A

Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 15h:20 - A | A

intimidação

Dentistas denunciam superintendente de saúde bucal de VG após ameaças de PAD

A superintendente disse que os servidores iriam ser penalizados para que vissem “quem era a chefe”.

Gislaine Morais/VGN

Duas cirurgiãs-dentistas, servidoras públicas da Prefeitura de Várzea Grande, que preferiram não se identificar com medo de represália, registraram um boletim de ocorrência contra a superintendente de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde, P.S.S., alegando terem sidas ameaçadas após participarem de uma reunião com representantes do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Mato Grosso – SINODONTO, o último dia 31 de julho.

Conforme ocorrência, a reunião ocorreu em um restaurante da região central do município, com o intuito de tratar demandas da categoria, entre elas, o Plano de Cargo e Carreiras e Valores dos Servidores (PCCV).

Acontece, que durante o encontro, P.S., apareceu no local questionando quem havia dado autorização para que as profissionais estivessem ali e ainda sem bater o ponto. Contudo, as servidoras alegaram que comunicaram sim com a antecedência a superintendente, e ela havia sugerido que a reunião não fosse nas dependências do Centro Odontológico para não prejudicar o funcionamento e o atendimento dos pacientes.

Após a saída da superintendente, os servidores relataram diversos fatos aos representantes do sindicato, que os orientou para que registrassem um boletim de ocorrência, bem como a representação administrativa para que providências pudessem ser tomadas.

Segundo uma das dentistas, no dia seguinte, a chefia se reuniu com os servidores dentre outras coisas falas, ameaçou os profissionais alegando que enviaram a situação ao jurídico e eles sofreriam uma penalização com um PAD (Processo Administrativo Disciplinar) para que eles vissem “quem era a chefe”.

Diante da situação, no dia 02 de agosto, as servidoras procuram a Delegacia de Polícia e registraram a ocorrência contra a profissional.

O sindicato emitiu uma nota repudiando a postura inadequada da superintendente de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande. Conforme o representante, o sindicato ainda irá requerer uma reunião de urgência com o staff de primeiro escalão da Prefeitura para informar o acontecido e exigir que condutas como essa não se repitam e que o direito constitucional dos servidores ao exercício sindical seja respeitado.

“Atitudes como estas serão veementemente combatidas pelo SINODONTO, que utilizará todos os meios legais para buscar a punição cível, administrativa e criminal daqueles que as cometerem”, diz trecho da nota.

Outro lado – A reportagem do tentou contato com a secretária interina de Saúde, Maria das Graças Metello, mas ela não atendeu as ligações. O espaço permanece aberto para manifestação.

O entrou em contato com o secretário de Comunicação, Marcos Lemos, que informou que Sindicato já agendou uma audiência com a secretária municipal de Saúde, Maria Graças Metello, para semana que vem.

Marcos informou ainda que a Administração Municipal vai aguardar manifestação da autoridade policial, já que foi feito um Boletim de Ocorrência (BO) e ouvir tanto o representante dos servidores através do Sindicato da categoria ou Sindicato dos Servidores Municipais, para decidir se cabe ou não maiores providências em relação à reclamação dos servidores. A Administração também ouvirá a Superintende de Saúde Bucal.

“Não estão descartadas possíveis novas medidas de cunho administrativo, dentro do que determina a lei”, diz trecho da nota.

Nota na íntegra:

O Sindicato em questão já agendou uma audiência com a secretária municipal de Saúde, Maria Graças Metello, para semana que vem. A Administração Municipal vai aguardar manifestação da autoridade policial, já que foi feito um Boletim de Ocorrência (BO) e ouvir tanto o representante dos servidores através do Sindicato da categoria ou Sindicato dos Servidores Municipais, para decidir se cabe ou não maiores providências em relação à reclamação dos servidores, como também ouvir a Superintende de Saúde Bucal. Não estão descartadas possíveis novas medidas de cunho administrativo, dentro do que determina a lei.

Leia também - STJ reconhece dano moral coletivo por desmatamento ilegal em MT

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760