O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, emitiu um comunicado de alerta à população sobre o aumento do risco de Febre Oropouche (FO) na região. Conforme a assessoria do município, o alerta busca intensificar a vigilância e a identificação rápida de possíveis casos na capital mato-grossense. A medida responde a surtos notificados em diversos países das Américas em 2024, incluindo Brasil, Equador, Guiana Francesa, Panamá, Peru e Trinidad e Tobago.
Ainda, conforme a assessoria, doença tem afetado pessoas de todas as idades, com um impacto notável em crianças e adolescentes, sobretudo em comunidades já expostas anteriormente. Até 24 de fevereiro de 2024, o Brasil registrou 2.104 casos confirmados, a maior parte na região Norte, especialmente no Amazonas. Entretanto, casos isolados em outras regiões destacam a necessidade de alerta, incluindo um caso no Rio de Janeiro, ligado a viagem ao Amazonas, e nove no Pará. Até o presente, Cuiabá e o Estado de Mato Grosso não têm casos confirmados.
Transmitida por mosquitos do gênero Culicoides, a Febre Oropouche provoca sintomas como febre alta repentina, dores de cabeça e musculares, articulações doloridas, tontura, fotofobia, náuseas e vômitos. Em situações mais severas, pode haver complicações neurológicas e sangramentos. A doença deve ser considerada em diagnósticos diferenciados para febres virais, especialmente se Dengue, Chikungunya e Zika foram descartados.
As estratégias preventivas focam no controle dos mosquitos vetores, eliminando seus habitats preferenciais, como locais úmidos e com matéria orgânica, além de enfatizar a importância da limpeza urbana, saneamento básico e uso de repelentes.
Suspeitas da Febre Oropouche devem ser notificadas imediatamente à Vigilância Epidemiológica local pelo WhatsApp (65) 99206-8618. Viajantes com sintomas devem buscar atendimento médico, informando sobre seus deslocamentos, principalmente se passaram por áreas de risco da doença.
Leia também - DJ é morto a tiros em frente boate no interior de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).