Subiu para seis o número de pacientes diagnosticados com Covid-19 em Várzea Grande. Em todo o Estado foram confirmados 90 casos de coronavírus, o aumento foi de cerca de 15% em relação ao dia de ontem, quando havia 76 casos. As informações constam no boletim epidemiológico atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta quarta-feira (08.04).
Até o momento, as confirmações foram registradas nos seguintes municípios: Cuiabá (50); Rondonópolis (7), Várzea Grande (6); Sinop (6); Tangará da Serra (5); São José dos Quatro Marcos (2); Cáceres (2); União do Sul (1); Primavera do Leste (1); Nova Mutum (1); Nova Monte Verde (1); Lucas do Rio Verde (1); Lambari D’Oeste (1); Canarana (1); Campo Novo do Parecis (1); Aripuanã (1); Alta Floresta (1).
A SES contabiliza ainda outros dois casos de pacientes de outros Estados, mas que foram diagnosticados com a doença aqui em Mato Grosso.
Entre os 90 pacientes de Mato Grosso, nove estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e seis em enfermaria/isolamento. Os demais estão em isolamento domiciliar. As mulheres representam 59% dos casos confirmados e o homens, 41%. A média de idade dos pacientes é de 44 anos.
Além desses, há ainda 11 pacientes considerados curados. De acordo com a SES, esses não apresentaram mais os sintomas da doença ao fim da quarentena. Um óbito também já foi registrado no Estado. O paciente era de Lucas do Rio Verde (331 km de Cuiabá).
Quanto a síndrome respiratória aguda grave (SARG), foram notificados 446 casos, um aumento de cerca de 7% em relação a ontem (07). Nesses casos, os pacientes apresentam dificuldade respiratória, no entanto, não é possível saber se é decoreente do coronavírus.
Em relação aos testes, a SES afirma que 71% das amostras processadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) deram negativo; 6% deram positivo; 4% foram descartadas; e 19% ainda estão em análise.
Os exames de diagnósticos da Covid-19 estão sendo realizados em 10 laboratórios de quatro cidades do Estado:
- Cuiabá: Santa Rosa; Carlos Chagas; Inac; Hospital Amecor; Hospital São Matheus; Hemaclin.
- Rondonópolis: Cedir; Unimed Laboratório.
- Cáceres: São Matheus.
- Várzea Grande: FEB Saúde.
No Brasil os número também se elevaram e o registro total de pacientes infectados subiu para 15.927; já o número de mortes chegou a 800.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).