Cuiabá celebra 303 anos de fundação nesta sexta-feira (08.03), como dia útil de trabalho e ponto facultativo no âmbito da administração pública. A decisão é um acordo da Prefeitura de Cuiabá com os segmentos do comércio e eventos afetados pela pandemia da Covid-19.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) explicou durante live nessa semana, que a medida é para manter um melhor equilíbrio financeiro para as empresas. Ele destacou que o comércio será afetado pelo feriado prolongado da próxima sexta-feira (15.04) – a sexta-feira da Paixão de Cristo -, e também o feriado nacional de Tiradentes de (21.04).
“A tradição do aniversário de Cuiabá é de feriado, contudo nós vivemos em uma pandemia e muitos setores quebraram. O comércio pagou um preço muito alto, setor de eventos foi um sacrifício. No final de 2021, editei os decretos de todos os feriados e pontos facultativos de todo ano, o comércio decidiu pelo dia útil e eu acabei optando pelo ponto facultativo, que daria um fôlego para o comércio e não prejudicaria o setor de eventos”, declarou o prefeito.
Leia também: Com foco em melhorar os índices educacionais, Governo de MT lança projeto para "revolucionar Educação"
Com as medidas, a CDL Cuiabá publicou nota reforçando que dia 08 de abril (aniversário de Cuiabá) será dia útil, ou seja, dia normal de trabalho. Já quanto à abertura dos bancos e repartições públicas municipais e estaduais no aniversário da capital, a CDL Cuiabá está em fase de diálogo com as autoridades para poderem também abrir normalmente, tendo em vista de que se trata de um dia útil de trabalho. A instituição aguarda retorno das solicitações.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), cada dia não trabalhado pode refletir, em média, 5% de menos receitas financeiras para a empresa, em alguns casos, principalmente nos feriados prolongados, esse percentual pode chegar a 7%.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).