19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Domingo, 19 de Novembro de 2023, 14:45 - A | A

Domingo, 19 de Novembro de 2023, 14h:45 - A | A

reclamação

Conta de luz no calor intenso: Procon-MT orienta consumidores observarem histórico da fatura

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, observa que o calor fica mais intenso, em Mato Grosso, no período de setembro a novembro

Adriana Assunção/VGN

Com reclamações da energia elétrica liderando o ranking de reclamações, a secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, orientou aos consumidores que não concordam com o valor da fatura, que observem a fatura em quilowatts e façam a comparação da fatura com mesmo período do ano passado. Ela observa que no período de setembro a novembro, o calor fica mais intenso, em Mato Grosso.

“Como que foi no ano passado? Teve mais ou menos esse aumento no mesmo período do ano passado? Se teve, de repente nesse período é um costume da residência, o hábito da residência, desse consumidor é que nesse mês tenha um aumento. Agora, se observou lá o histórico do ano passado e não concorda com o valor, que está sendo cobrado, aí o consumidor pode primeiro registrar uma reclamação na Energisa e não sendo resolvido, pode registrar no Procon”, orienta a secretária adjunta.

Aos internautas , que reclamaram dos seguidos aumentos entre os meses de setembro, outubro e novembro, com registro de 62% de aumento de um mês a outro, Márcia Santos reforça que faça a comparação com o mesmo período do ano passado.

Porém, se ainda houver discordância do valor cobrado, a orientação é registrar a reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br, que é um site do Ministério da Justiça, para interação entre consumidor e fornecedor. O consumidor pode também registrar sua demanda pelo WhatsApp: 65-9228-3098.

“O Procon faz o intermédio aí, mas a conversa entre consumidor e fornecedor. Pode ainda comparecer em um dos nossos postos de atendimento, no Ganha Tempo da Praça Ipiranga, no Ganha Tempo do CPA. Temos um posto dentro da Assembleia Legislativa e o outro dentro do Shopping de Várzea Grande.

Leia mais: Consumidores de VG reclamam de aumento abusivo na conta de energia elétrica

Márcia Santos afirma ainda, que neste ano, nenhuma multa foi aplicada a Concessionária de energia elétrica no Estado, porém, muitos processos estão em tramitação cumprindo devido processo legal. “Deste ano ainda, os processos estão em trâmite aqui no Procon. Para prazo de defesa, para observar todo o contraditório e ampla defesa.

DICAS DE ECONOMIA QUE O PROCON

O consumidor precisa estar atento com relação àquelas dicas de economia do PROCON, especialmente no período de calor excessivo
- Com relação ao ar-condicionado, evitar ligar na potência máxima ou durante longos períodos, em situações desnecessárias.

- Ao ligar o ar condicionado, fechar portas e janelas e não deixar nenhum vão por onde possa escapar o ar refrigerado, pois isso aumenta o consumo de energia do aparelho;

- Limpar sempre os filtros, manter higienizado

- Observar se a borracha da geladeira está vedando bem o aparelho. Caso não esteja, a borracha deve ser trocada;

- Sobre a geladeira também, é importante observar a borracha e não deixar a geladeira ao lado do fogão, porque um gela e o outro esquenta, então não é bom ficar do lado do outro.

- É importante verificar também a fiação da residência. Às vezes o consumidor tem uma capacidade elétrica, adquire mais equipamentos e acaba não verificando essa questão da fiação, ou não troca, por exemplo, bifásico para trifásico.

- Evitar também passar ferro em uma quantidade pequena de roupa. Então é bom juntar uma boa quantidade para passar roupa. A máquina lava roupa também. Juntar uma boa quantidade de roupa para poder lavar.

- Verificar, quando for adquirir um eletrodoméstico, observar o selo de eficiência do Inmetro. Para optar pelo que tenha um menor consumo. As lâmpadas também. É preferível ser de LED, porque gasta menos energia.

- Aproveitar ao máximo a luz natural do ambiente. Evitar ligar a lâmpada quando está de dia ainda. Aproveitar a iluminação natural.
- Equipamentos que não estão em uso devem ser retirados da tomada, pois mesmo na função stand-by continuam consumindo energia;

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760