O Conselho Municipal de Saneamento Básico, presidido pelo diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), Carlos Alberto Simões de Arruda, aprovou o reajuste da tarifa de água e esgoto em 17,78%, no município. O reajuste consta da Resolução nº 001/2022, publicada nesta segunda (09.05) no Diário Oficial dos Municípios.
Contudo, o reajuste aguarda autorização do prefeito Kalil Baracat (MDB). Caso aprovado, o aumento deve ser aplicado no próximo mês.
Ao , o prefeito afirmou que avalia a nova tarifa. “Estamos avaliando, a inflação subiu muito, houve o reajuste da água em quase todos os municípios e Várzea Grande não é diferente, mas está sendo estudado junto com nossa equipe. Vamos ver como implantaremos isso. Essa é uma decisão minha, assim que ficar pronto os estudos e nossa equipe técnica nos der resultado, vamos ver como vamos implantar isso”, enfatizou Kalil ao .
Questionado sobre a contradição em conceder um reajuste diante de diversas reclamações de falta de água nos bairros de Várzea Grande, Kalil defendeu os investimentos já aplicados e argumentou que a maioria dos bairros está abastecida.
“Não é que na cidade de Várzea Grande não tem água em lugar nenhum, tem a dificuldade, nós sabemos do problema crônico, mas são pontuais. Não é em toda cidade, por exemplo, no Cristo Rei não temos o problema de falta de água. Eu fiz uma estação de tratamento, investimento de mais de R$ 26 milhões e o Cristo rei está sendo todo atendido, com água por toda cidade. Inclusive estamos lá, combatendo vazamentos, recuperando redes e água com qualidade e água com sobra”, declarou.
Leia mais: DAE solicita recomposição da inflação que poderá elevar tarifa de água e esgoto em VG
O prefeito também reclamou que alguns usuários não pagam água no município: “Tem muitas pessoas com água e não pagam a água, que tem a ligação direta e quem paga é quem está pagando em dia. Então, o reajuste será feito dentro de um estudo técnico que está sendo feito, mas tem várias partes da cidade que tem água, são locais pontuais que às vezes não tem água, que você às vezes tem a manobra.”
Já sobre Várzea Grande conta com somente 30% de rede de esgoto, Kalil enfatizou os investimentos para ampliar a cobertura da coleta e tratamento no município. “Você é conhecedor que estamos fazendo uma estação de R$ 80 milhões e uma estação de esgoto aqui no Santa Maria, que vai atender 60 mil famílias. Vamos dobrar a capacidade de esgotamento sanitário de Várzea Grande”, encerrou.
VEJA PUBLICAÇÃO
RESOLUÇÃO Nº 001/2022/CMSB
Dispõe sobre a aprovação do reajuste da tarifa de água e esgoto, e dá outras providências.
O CONSELHO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO – CMSB, no
uso das suas atribuições legais, nos termos da Lei Municipal n.º 4.287/
2017, após deliberação.
RESOLVE:
Art. 1ºAprovar o reajuste de água e esgoto de Várzea Grande em 17,78%.
Art. 2ºEstaResolução entra em vigor na data de sua publicação.
Várzea Grande - MT, 05 de maio de 2022.
CARLOS ALBERTO SIMÕES DE ARRUDA
Presidente
THIAGO COELHO DA CUNHA
Secretário
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).