Os comércios de Cuiabá e Várzea Grande não poderão abrir as portas nesta sexta-feira (29) durante a Sexta-feira Santa, feriado nacional. A proibição consta na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada entre os sindicatos patronais (dos empresários) e o laboral (dos funcionários), com mediação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT).
Vale destacar que as regras são diferentes em casos de supermercados e farmácias, nesta data, por exemplo, o empregador poderá abrir seu comércio mediante o pagamento da hora trabalhada em dobro ou determinando outro dia de folga compensatória.
A prefeitura de Cuiabá decretou ponto facultativo na quinta-feira (28), sendo assim, o expediente será retomado na segunda-feira (1°.04). Em Várzea Grande, os serviços públicos continuam nesta quinta e só param para o feriado, na sexta.
Já nas agências bancárias, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento presencial ao público em todo o país na Sexta-Feira Santa. Contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) e os carnês com vencimento no dia 29 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.
Mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.
Nos shoppings, as lojas não abrirão e somente as praças de alimentação e o cinema vão operar normalmente das 11 às 22 horas. No sábado, os estabelecimentos vão funcionar no horário habitual. Já no domingo de Páscoa, a praça de alimentação e o cinema vão atender das 11 às 22 horas. No caso das lojas, o atendimento ocorrerá das 14h às 20h.
Com informações da assessoria
Leia também - Deputado Wilson Santos lamenta cancelamento do Peixe Santo e questiona impactos da nova lei da pesca
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).