Por dia, um comércio é assaltado no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, conforme relatos dos comerciantes da região. A falta de segurança é tanta que alguns já fecharam as portas, entre eles, uma lotérica.
No dia 03 de outubro deste ano, uma sede da Guarda Municipal foi implantada na região para gerar segurança. Entretanto, 20 dias depois, foi fechada. A equipe do VG Notícias esteve na manhã desta quinta-feira (06.12) no bairro e pode constatar o medo que os comerciantes e a população vivenciam. Muitos deixam de lucrar, porque com a onda de assaltos, fecham os estabelecimentos mais cedo.
Há dois meses, a comerciante Ana Soares foi assaltada a mão armada. Ana relatou que os criminosos entraram no estabelecimento, ameaçaram os clientes da loja e levou todo o dinheiro do caixa. Sem nenhuma segurança, Ana se sentiu ameaçada a todo instante. “Só quem passa por uma situação dessas para entender como é difícil”.
Para o comerciante Valdeci Feliciano, a sede da Guarda Municipal só foi inaugurada na região como estratégica política. “A Guarda Municipal foi usada como arma política para conseguir votos durante as eleições. No dia da inauguração o comandante Louriney garantiu que eles estariam 24 horas trabalhando no local, para gerar segurança aos comércios e a população. Mas isso foi uma propaganda enganosa e agora nós estamos a mercê dos bandidos” desabafou.
O morador Ruy Barbosa, também foi alvo dos criminosos. Segundo Ruy no dia 03 de novembro, dois homens armados invadiram sua residência, ameaçaram ele e sua esposa e roubaram jóias e celulares.
Ruy não tinha conhecimento que a sede da Guarda Municipal já estava fechada. Depois que os assaltantes fugiram, ele correu em direção a sede para pedir socorro, mas deparou-se com a situação.
O grande Parque do Lago possuem mais de 30 mil habitantes, conforme dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região conta ainda, com mais de 75 comércios.
Outro Lado: Em entrevista ao VG Notícias, o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Louriney dos Santos afirmou que a Guarda deve ocupar o prédio em alguns dias. Entretanto, a data não foi repassada pelo comandante. Segundo ele, o imóvel está passando por algumas reformas e assim que elas estiverem prontas a população poderá contar com a Guarda Municipal no local.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).