Acidente de trânsito é responsável por 80% dos pacientes que estão internados na ala de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto-Socorro de Várzea. Para tentar amenizar este alto índice, o Comando Regional II em parceria com a Guarda Municipal, lançaram na manhã desta segunda-feira (18.06) na Base da 1 ª Cia Comunitária da Área Central, o Policiamento Ostensivo nas escolas e no trânsito da cidade.
De acordo com o tenente coronel do Comando Regional II, (CR II), Wilquerson Felizardo Sandes, o projeto visa coibir a infração dos condutores e conscientizar os motoristas por meio de ações preventivas e repressivas para que reduza o índice de pessoas envolvidas em acidentes de trânsito no município.
“Queremos atuar em parceria com a Guarda Municipal do ponto de vista de repressão, saúde e preservação da vida”, ressaltou Wilquerson à reportagem do VG Notícias.
Outra vertente do projeto é o policiamento ostensivo nas escolas que será disponibilizado em escolas estaduais e municipais de Várzea Grande. O objetivo do policiamento nas escolas é envolver os alunos no programa do Governo do Estado - “Paz nas escolas” -, como forma de prevenção contra as drogas bem como a fiscalização nos estabelecimentos de ensino, no tráfico de substância entorpecente.
A cidade conta com 44 escolas estaduais e 43 municipais, dessas 22 escolas serão apresentadas por meio de uma relação elencada pela coordenadoria pedagógica que vai apontar qual delas apresenta a maior incidência de envolvimento com drogas. As selecionadas serão monitoradas por meio do Policiamento Ostensivo.
“A coordenadoria pedagógica das escolas vai nos passar a relação das 20 escolas mais críticas de ponto de tráfico e consumo da droga e vamos atuar com medidas de conscientização e preventiva aos alunos”, ressaltou Wilquerson.
Conforme dados da Polícia Judiciária Civil houve uma redução no índice de violência no município. A PJC levantou que no primeiro semestre deste ano houve uma queda de 9% de homicídios, roubo reduziu 8% e furtos 6% comparado ao mesmo período do ano passado.
Para o coordenador de Policiamento Ostensivo do Trânsito e Ronda Escolar, comandante Gilson de Souza, a ideia é conscientizar e aplicar medidas sócio educativas para que os jovens não se envolvam tão rápido no mundo das drogas.
A inauguração do Policiamento Ostensivo encerrou com apresentação da banda de fanfarra dos alunos da Escola Emanuel Pinheiro. Ao todo serão disponibilizados 16 soldados da PM na ação, desses oito realizarão as ações preventivas nas escolas e oito no trânsito que segundo o comandante não tem prazo para terminar o policiamento ostensivo tanto nas escolas como no trânsito.
“Começa hoje (18.06), o Policiamento Ostensivo nas escolas e no trânsito, mas não tem prazo para terminar. Queremos reduzir o número de pacientes internados no P.S e diminuir o número de jovens envolvidos com drogas em Várzea Grande”, destacou Souza.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).