Modesto Barroso, 32 anos, cria e vende sorvetes artísticos e artesanais em Várzea Grande. Dono da Sorveteria Fluffy, o empreendedor nascido e criado na cidade industrial sempre foi apaixonado por gastronomia, principalmente por comida gelada e café.
Ao , o empreendedor contou que abriu a sorveteria há 3 anos, após ter se interessado por sorvete artesanal. Modesto relatou que seus encontros com sorvetes eram sempre acompanhados de amigos e comemorações, como aniversários, com isso, ele percebeu que a gastronomia unia as pessoas.
Por perceber um amor pela gastronomia, Modesto viajou para Cochabamba, considerada a capital gastronômica da Bolívia, onde ficou 2 anos aprendendo inúmeras especialidades gastronômicas, entre elas, a arte do sorvete artesanal.
O empreendedor contou que nunca tinha trabalhado com sorvete antes, apenas realizava testes em casa, com os amigos e familiares. A primeira experiência de Modesto foi com as Cholitas bolivianas, mulheres com descendência indígena. Com elas, ele aprendeu a fazer sorvete de forma artesanal, sem energia elétrica, e com isso, foi se apaixonando cada vez mais por pratos gelados.
Ao voltar para o Brasil, Modesto chegou determinado a abrir uma sorveteria totalmente diferente do comum, baseando nas experiências que viveu e aprendeu fora do país. O objetivo do empreendedor era abrir um comércio, como uma casa de chás gelados, oferecendo mesclas de texturas, com um ambiente jovem e confortável, sendo um ponto social para que amigos se encontrem.
A sorveteria oferece uma variedade de sorvetes artísticos e artesanais, onde Modesto brinca com diversos elementos, entre eles, o algodão-doce, gelo raspado, sorvete, café quente e gelado e também sodas italianas.
Além dos sorvetes, o local também vende café. Modesto contou ao que a equipe da sorveteria participa de um clube de cafeicultores de Minas Gerais. Com isso, a sorveteria recebe, todos os meses, grãos novos para os amantes de cafés.
O café é cuidadosamente preparado, para ser oferecido da melhor forma possível. A Sorveteria Fluffy prepara a bebida em uma cafeteira vietnamita, pois, desta forma, o líquido não entra em contato com pano e nem papel, preservando a gordura e substâncias aromáticas do café, garantindo um sabor gostoso e diferenciado.
Arquivo pessoal
A sorveteria oferece uma variedade de sorvetes artísticos e artesanais, onde Modesto brinca com diversos elementos
O empreendedor contou que desde o início, as estratégias de marketing sempre foram voltadas à filantropia. O espaço organiza inúmeros eventos, como campeonatos de videogames, que, para se inscrever, basta levar alimentos não perecíveis. Os alimentos são doados para o instituto Luz do Amanhã.
Ele contou, ainda, que não tem ensino superior na área. Tudo que sabe, foi aprendido de forma autodidata, e por convívio com outros profissionais da gastronomia, inclusive, a gastrônoma mato-grossense, Edna Lara.
Modesto destacou que o foco da sorveteria é garantir e fortalecer o consumo regional e reunir pessoas com paixões alternativas, assim como ele, incentivando um convívio social. A sorveteria fica localizada na avenida Senador Filinto Müller, 1059, no centro norte, em Várzea Grande.
Para os fãs de anime, a sorveteria organizou uma extensa agenda especial em comemoração ao anime japonês One Piece e ao aniversário de 3 anos da sorveteria. Confira a programação!
Leia também - Mantendo tradição: vestido a caráter, gaúcho ganha a vida vendendo costela assada em VG
Ver essa foto no Instagram
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).