O secretário-adjunto de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), Edmundo Taques, em entrevista ao VGN afirmou nesta quinta-feira (27.05) que o órgão planeja realizar concurso público para contratação de servidores em 2022.
Ele explica que neste ano o Procon-MT não realizará até o final do ano, nenhum concurso por um acordo entre o Governo estadual e Federal, no entanto, o órgão já realiza um levantamento interno para quantificar as vagas que serão necessárias.
“Não temos nenhum concurso em andamento por conta da vedação legal, o Governo do Estado aderiu ao programa federal e até final do ano está suspenso o concurso público, o que não está suspenso é o planejamento. Já estamos planejando o concurso de forma concreta, não é mais uma hipótese. O Procon vai precisar , tendo em vista essa transformação digital pela qual vamos passar, que nós vamos conseguir alcançar o Estado inteiro”, afirmou Taques.
Segundo o secretário-adjunto, o Procon vai deixar de ter um atendimento restrito à região metropolitana para ter um atendimento efetivo ao consumidor no Estado inteiro: “Embora existam 51 Procons municipais, poucos deles têm na estrutura dos órgãos a figura da fiscalização, que são auxiliados pelo Procon Estadual. E assim que implementado essa ferramenta de transformação digital do Procon, teremos uma integração dos 141 municípios ao sistema de proteção e defesa do consumidor”, declarou.
Leia também: Mauro Mendes endossa indicação de Alysson Paolinelli ao Nobel da Paz 2021: “Merece”
Edmundo afirmou que com a expansão a unidade terá necessidade de ampliar o quadro dos servidores, que atualmente conta com vários estagiários e servidores próximos a aposentadoria.
“Certamente vamos precisar dobrar o quadro dos servidores para atender essas novas demandas, hoje nas duas áreas que temos conciliação e fiscalização, temos 17 servidores em cada uma delas, lotadas em cada uma, e na área meio, nós temos aproximadamente uns 20 ou trinta servidores. Algumas já próximas de aposentar, outras em teletrabalho em razão da pandemia. Agora fortemente o quadro do pessoal do Procon é de estagiários. Então isso demonstra a necessidade da contratação de servidores para áreas específicas como para atendimento, apoio para áreas administrativas”, declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).