A pedido de um colégio particular e da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, uma terceira pista começou a ser construída em um trecho da Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, no Centro de Cuiabá, no final de semana, para melhorar o fluxo de veículos na região, que liga o Centro ao Porto. A escola e a igreja estão localizadas nessa avenida.
As obras de pavimentação, apesar de estarem no canteiro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), não tem nenhuma relação com o projeto do metrô de superfície, obra de mobilidade urbana prevista para a Copa do Mundo de 2014 e que até hoje não ficou pronta. As obras estão paradas desde dezembro de 2014.
Conforme a prefeitura, quando a obra do VLT for retomada, o asfalto construído agora deve ser desfeito.
A pista está sendo alargada entre as avenidas Dom Bosco e 15 de Novembro, na capital. A igreja, que também administra o colégio, alegou, segundo a prefeitura do município, que o local possui fluxo intenso de veículos e de pedestres e, por isso, a necessidade de ter ampliar a via.
Para a conclusão do VLT, ainda devem ser necessários R$ 602 milhões, segundo relatório de uma empresa contratada pelo governo do estado para avaliar a viabilidade de dar continuidade à obra do metrô, que teve início em 2012. Inicialmente, a previsão era que o projeto, de R$ 1,4 bilhão, fosse concluído até março de 2014, o que não ocorreu.
O metrô de superfície deverá ser implantado em dois eixos em Cuiabá e em Várzea Grande, na região metropolitana, do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana da capital, até o CPA (Centro Político Administrativo), e do Centro ao Coxipó, em Cuiabá.
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