19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Segunda-feira, 12 de Julho de 2021, 15:28 - A | A

Segunda-feira, 12 de Julho de 2021, 15h:28 - A | A

interação

Com mais de 500 participantes, "Pedal da Guarda" ganha novos adeptos em 2021; veja video

Na última quinta-feira (8), um total 532 pessoas participaram do pedal.

Adriana Assunção/VGN

GM

pedal

‘Pedal da Guarda’ ganha novos adeptos em 2021

 

 

Desde 2016, o projeto ‘Pedal da Guarda’, criado com objetivo de promover a prática esportiva e interação da população com a Guarda Municipal, vem aderindo novos participantes e deverá ser ampliado para os pontos turísticos de Várzea Grande. A informação é do subcomandante da Guarda Municipal (GM/VG), Alexander Gouveia, durante entrevista ao nesta segunda-feira (12.07).

“Essa interação com a população é justamente para mostrar o lado humano e comunitário da Guarda Municipal. Às vezes a população tem uma certa barreira com os servidores da área de Segurança. Por isso, é importante mostrar que fazemos parte da sociedade e estamos ali para ajudar, para socorrer e promover a saúde com e essa socialização”, destacou o subcomandante.

Segundo Alexander Gouveia, o evento é realizado toda quinta-feira, às 20 horas, e uma média 1200 ciclistas participam por mês, sendo registrado uma participação de 300 pessoas por pedal, ou seja, a cada quinta, comparecem 300. No entanto, na última quinta-feira (8), um total 532 pessoas participaram do evento realizado entre Várzea Grande e Cuiabá.

Leia mais: Guarda Municipal: 21 Anos no dia a dia de Várzea Grande

“Todas as quintas começamos a reunir lá pelas 19h30 e saímos às 20 horas da Praça Sarita Baracat, mas nem sempre são as mesmas pessoas. O pedal é familiar, por ser um ritmo tranquilo praticamente todo mundo consegue acompanhar. Realizado em parceria com Cachorrão é possível alugar bicicletas infantis junto com a bicicleta do adulto. E temos carro de apoio para crianças que não aguentam, às vezes uma subida mais brusca”, explicou Alexander.

Ele conta que o projeto funcionou e logo parou em 2017 vindo a funcionar de forma mais efetiva em 2018, no entanto, por conta da pandemia Covid-19 parou em 2020: “Os decretos estaduais e municipais limitavam a quantidade de pessoas reunidas. Agora em 2021, quando os decretos se flexibilizaram, vimos a necessidade de voltar. O pedal além de promover a melhora da saúde por conta da prática esportiva, ele ainda tem essa parte social de fazer uma socialização entre os ciclistas que tiveram os vínculos perdidos no período restritivo”, contou.

Com a volta e a grande aderência de participantes em 2021, o subcomandante da GM/VG, Alexander Gouveia revelou os planos de ampliar o projeto.

“Além da promoção de saúde, a gente vai estar desenvolvendo a promoção da parte cultural e da parte turística. Onde a gente leva o pedal para os pontos turísticos da cidade em parceria com a parte da Cultura da Secretaria de Educação, vamos inserir alguns eventos mensais, levando a banda da Guarda Municipal nos encontros e vamos promover apresentações artísticas”, declarou o subcomandante.

 

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760