25 de Novembro de 2024
25 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Terça-feira, 25 de Abril de 2017, 09:38 - A | A

Terça-feira, 25 de Abril de 2017, 09h:38 - A | A

projeto finalizado

Com investimento R$ 8 milhões, Parque Tecnológico em VG deve gerar 1,3 mil empregos

Redação VG Notícias

Maria Anffe/Gcom-MT

 

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Parreira, apresentou nessa segunda-feira (24.04) o projeto arquitetônico do Parque Tecnológico de Mato Grosso ao governador Pedro Taques (PSDB).

“O Parque foi planejado para que tenhamos um ambiente que favoreça a integração e a troca de idéias. Espaços para a iniciativa pública e privada em prol do desenvolvimento da ciência e tecnologia”, disse o secretário.

Conforme ele, o projeto básico completo será protocolado no dia 09 de maio pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que executou a demanda.

O governador Pedro Taques declarou que a obra terá um investimento de R$ 8 milhões, recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).

“Além de todos os projetos de empreendedorismo urbano, poderemos agregar novas tecnologias no campo. Assim como as fundações do agro, o Parque Tecnológico de Cuiabá será referência na melhoria de produtividade também em produção”, declarou o gestor. Ele reforçou ainda a preocupação com o início das obras do Parque.

Segundo o secretário Domingos Sávio, o próximo passo é a publicação do edital. “Guardando-se os prazos do processo licitatório, que vão de 90 a 120 dias, e mantendo-se a conformidade dos trabalhos, até novembro de 2017 iniciamos as obras do Parque, que deve ser entregue em 2018”, afirmou.

Serão 80 hectares para o Parque, sendo 16 deles para áreas públicas e 64 hectares para a iniciativa privada. A área, localizada na região denominada “Chapéu do sol”, na cidade de Várzea Grande, prevê ainda a implantação de um centro de inovação, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisa, edifícios coorporativos, estacionamento, parques, restaurantes, e prestadoras de serviço.

A expectativa é de que o Parque movimente mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos nos três módulos de funcionamento: parque tecnológico (espaço para o desenvolvimento de inovação pelas empresas), parque de serviços (focado na promoção de serviços para empresas, indústrias e comunidades) e parque científico (espaço para formação e qualificação de pessoas, núcleos de universidade, laboratórios e centros de P&D). Também estão em processo de instalação a anexa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e do campus da Unemat.

Segundo o presidente da Fapemat, Antonio Carlos Máximo, os conceitos do Parque aliados aos resultados justificam o investimento no projeto. “Nossa essência é de fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação. O parque vai trabalhar esses três pilares com o compartilhamento, inovação, e a sustentabilidade. Elementos que, juntos, trarão grandes resultados para o Estado”, destacou.

A coordenação do Parque Tecnológico de Mato Grosso é conduzida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), em conjunto com instituições parceiras públicas e privadas. Além da equipe da Secitec, estiveram presentes na apresentação representantes da equipe de projetos de arquitetura e engenharia da Unemat e Fundação Certi.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760