O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes, em entrevista ao oticias na noite dessa terça-feira (24.03), disse que a forma de contabilização dos casos do novo coronavírus deverá mudar a partir desta quarta (25). Segundo Marcondes, o município será responsável por indicar o número de casos da cidade.
Antes os casos registrados, assim como a comprovação, eram feitos somente pelo Estado, com a nova normativa, o Estado será responsável somente pela contabilização dos casos confirmados.
“Em Várzea Grande, hoje tenho 12 casos suspeitos e um caso confirmado conforme dados do Estado, todos estão em tratamento em casa, nenhum quadro grave. São pacientes que viajaram ou tiveram contato com pessoas contaminadas”, informou Diógenes.
Questionado como será feito o atendimento aos pacientes após o Decreto que recomenda a população com sintomas do Covid-19 para que procurem às Policlínicas e Unidade Básica de Saúde para a realização dos exames clínicos, Marcondes explicou que nos locais serão feitos a triagem e a coleta, os exames serão encaminhados para o Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT).
“Nosso movimento nas UPAS e unidades básicas caiu 80%, o cidadão está consciente, estão ficando em casa. Nossas unidades fará a triagem destes ´pacientes com sintomas do nono coronavírus. Atualmente uma parte do Hospital Santa Casa e o Hospital Júlio Müller serão usadas para o atendimento aos pacientes graves. Uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual prepara novos hospitais para o atendimento”, informou.
A parceria do município com o Estado busca ainda ampliar a rede de atendimento no combate à doença. Mauro Mendes deve concluir em duas semanas a ampliação do hospital Metropolitano em Várzea Grande, que terá mais 200 leitos para ser referência nos casos grave do coronavírus.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).