A Câmara Setorial Temática (CST) da Saúde Mental estabelecida na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) durante reunião nessa quinta-feira (04.05) debateu sobre o atendimento à Saúde Mental da rede pública de Mato Grosso.
Importante destacar que um dos objetivos da CST é ajudar na promoção de intercâmbio entre as instituições que lidam de forma direta e indireta com a questão da saúde mental. Alguns projetos que foram debatidos estão no âmbito da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), que desenvolvem esses projetos com o intuito de ajudar na prestação de assistência psicossocial aos estudantes e professores.
De acordo com a analista da SEDUC, dentro das escolas são desenvolvidos projetos com segmentos voltados à saúde mental para auxiliar alunos e professores.
“Falando da questão dos nossos estudantes na escola, nós desenvolvemos vários projetos hoje que são direcionados a saúde mental, um dos maiores projetos que é a recomposição de aprendizagem, falando da parte pedagógica onde nós nos preocupamos com essa recomposição que vem dos nossos estudantes”, explicou a analista pedagógica.
Rita Costa explicou também que a recomposição da aprendizagem está vinculada diretamente à saúde mental dos estudantes, e que a defasagem que aconteceu em decorrência da pandemia trouxe diversas consequências à saúde.
“A recomposição da aprendizagem está vinculada a saúde emocional, porque quando nós estamos bem, nós aprendemos e conseguimos prosseguir. Então toda essa defasagem que aconteceu com a pandemia, a saúde mental ficou mais abalada, e mais as consequências de tudo isso, vem os programas da SEDUC contemplando toda essa metodologia aplicada com os estudantes”, pontuou.
O deputado estadual, Carlos Avallone (PSDB), responsável por conduzir a reunião relatou que será feita uma audiência pública na próxima segunda-feira (15.05) com a Comissão de Saúde, para debater com especialistas temas importantes para a sociedade.
“Estou muito feliz que está avançando bem, vamos fazer uma audiência pública no dia 15 junto com a comissão de saúde, justamente na semana da saúde mental para que possamos debater com especialistas esses temas tão importantes para a sociedade”.
Leia mais - Saúde de VG tem aumento de 324% nos atendimentos em quatro anos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).