02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019, 15:04 - A | A

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019, 15h:04 - A | A

BANHISTAS

Bonsucesso em VG é impróprio para banho e pode trazer doenças, alerta Sema

Izabella Araújo/VG Notícias

Reprodução

Bonsucesso

Comunidade de Bonsucesso, em Várzea Grande

O Bonsucesso, em Várzea Grande, e mais quatro locais utilizados por banhistas em Mato Grosso, estão impróprios para banho. A informação é da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Um relatório emitido em 2017 pela Secretaria já havia alertado sobre o local, que desde 2003, é impróprio para os banhistas. 

Segundo o órgão, além da quantidade de Escherichia coli (bactéria nociva) presente, as águas são consideras impróprias também se constar incidência elevada ou anormal de enfermidades transmissíveis por via hídrica, indicada pelas autoridades sanitárias; presença de resíduos ou despejos, sólidos ou líquidos, inclusive esgotos sanitários, óleos, graxas e outras substâncias capazes de oferecer riscos à saúde ou tornar desagradável a recreação; pH < 6,0 ou pH > 9,0 (águas doces), à exceção das condições naturais; floração de algas ou outros organismos, até que se comprove que não oferecem riscos à saúde humana.

A Comunidade São Gonçalo, em Cuiabá, o Rio Paraguai, em Barra do Bugres, e o Córrego Peraputanga (Cachoeira) e a Praia da Carne Seca, ambos em Cáceres, também foram considerados impróprios.

A constatação da presença de coliformes fecais em um corpo d’água destinado a balneabilidade, acima dos limites estabelecidos pela legislação, traz um grande risco de banhistas contraírem doenças de veiculação hídrica, tanto pelo contato com a pele como pela ingestão. Entre estas doenças estão a poliomielite, cólera, hepatite, febre tifoide, gastroenterite e doenças de pele.

Ainda segundo a SEMA, foram analisados 27 locais de recreação, entre os dias 24 de junho a 30 de setembro. Nos locais avaliados como próprios para banho, dez tiveram classificação ‘excelente’, cinco, ‘muito boa’ e sete, ‘satisfatória’.

“A Sema faz a avaliação onde existe grande fluxo de banhistas para verificar as condições para recreação de contato primário. Em locais próximos às cidades, o que compromete é, principalmente, o lançamento de esgoto e lixo nos rios e córregos, aumentando a contaminação da água e proliferação de microrganismos causadores de doenças”, alerta Sergio Figueiredo, Coordenador de Monitoramento da Água e do Ar.

Foram considerados como Excelente: Rio Claro (Cuiabá); Passagem da Conceição (Várzea Grande); Lago de Manso – Marina do Altair (Chapada dos Guimarães); Salgadeira (Chapada dos Guimarães); Praia das Embaúbas (Rosário Oeste); Arara – Rio Garças (Barra do Garças); Rio Araguaia - Praia Primavera (Barra do Garças); Cachoeira do Pé da Serra – Parque Serra Azul (Barra do Garças); Praia do Iate Clube (Cáceres); Praia do Julião (Cáceres).

Entre os de classificação Muito Boa estão: Ponte de Ferro (Cuiabá); Balneário Soberbo – Coxipó Açú (Cuiabá); Cachoeirinha (Chapada dos Guimarães); Praia Nortefly – Rio Santana (Nortelândia); Cachoeira da Porteira – Parque Serra Azul (Barra do Garças).

Já os satisfatórios são: Comunidade Coxipó do Ouro (Cuiabá); Mutuca (Cuiabá); Praia de Santo Antônio (Santo Antônio); Praia das Veredas (Santo Antônio); Cachoeira da Martinha (Chapada dos Guimarães); Cachoeira dos Namorados (Chapada dos Guimarães), Praia do Daveron (Cáceres).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760