A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência em Cuiabá deve assinar na próxima semana, um contrato com o Hotel Mato Grosso, situado na rua Comandante Costa, para disponibilizar 120 vagas para atendimento à população em situação de vulnerabilidade social. Além das vagas, a Secretaria também irá disponibilizar 10 banheiros (próprios para banho) nos principais pontos de vulnerabilidade da Capital.
De acordo com o secretário de Assistência Social de Cuiabá, Wilton Coelho, popular Wiltinho, os moradores em situação de rua que aceitarem ir para essa nova “unidade de abrigo”, serão coordenados por uma equipe própria da Secretaria, assim como nos outros albergues. No entanto, ele deixou claro que as refeições serão disponibilizadas pelos funcionários no Hotel.
“Esses moradores vão ser convidados, pois não podemos levar ninguém compulsoriamente. Nosso intuito é fazer com que essas pessoas fiquem na quarentena”, destacou o secretário.
O secretário explicou que não existe uma seleção para essas vagas, serão apenas as equipes que estarão fazendo esse convite nos principais pontos da Capital, onde se concentraram essa população em situação de vulnerabilidade social, como o Beco do Candeeiro, Morro da Luz, Porto, entre outros.
Em relação à duração do convênio firmado com a empresa, Wilton afirmou ao oticias que será enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), podendo ser estendido, como suspenso a qualquer momento. “Até seis meses, ou enquanto durar esse período da pandemia, podendo ser desfeito a qualquer momento”, declarou.
A Secretaria de Assistência Social ainda conta com mais três unidades de albergue no município com capacidade para 150 moradores. Que de acordo com secretário, há uns dois dias atrás ainda tinham entre 30 a 40 vagas, “existe uma alternância muito grande nas unidades”, avaliou Coelho.
O secretário ainda ressaltou que dentre as ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social, também tem em andamento a ação de entrega da alimentação que tem sido feita diariamente.
Ele destacou que o Restaurante Popular está trabalhando exclusivamente para disponibilizar as marmitas para esses moradores em situação de rua. “São entregues cerca de 450 a 500 por dia, de segunda a sábado. Abrimos uma exceção, e nesse domingo de Páscoa eles também receberam. Porém, os funcionários do restaurante precisam de um dia de folga”, concluiu o secretário.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).